Início » Internacional » Referendo na Grécia pode marcar saída do país da zona do euro
Crise Grega

Referendo na Grécia pode marcar saída do país da zona do euro

No referendo que vai ser realizado no dia 05 de julho, a população grega vai decidir se aceita ou não a última oferta feita pelos credores

Referendo na Grécia pode marcar saída do país da zona do euro
O premier grego Alexis Tsipras acredita que a proposta das potências europeias e do FMI não é viável (Reprodução/Wikipedia)

Depois de uma série de negociações entre a Grécia e seus credores, representantes do governo de esquerda grego deixaram as mesas de negociação sexta-feira, 26, e anunciaram a realização de um referendo no dia 05 de julho para que a população decida se aceita ou não a última oferta feita pelos líderes europeus e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Nesta segunda-feira, a Grécia adotou medidas de controle de capitais e impôs um feriado bancário, o que levou os mercados operarem com forte queda.

Os líderes da Grécia acreditam que a proposta das potências europeias e do FMI não é viável, por demandar ainda mais cortes de pensões e aumento de impostos em uma economia já em profunda crise. O “Sim” significa que a Grécia vai continuar enfrentando um período de austeridade que tem causado muitas dificuldades para os cidadãos gregos nos últimos cinco anos, em troca de manter o euro como moeda.

Já o “Não” provavelmente sentencia que o país vai deixar a zona do euro e criar sua própria moeda, o que aumentaria de imediato o caos financeiro, mas que também abriria a possibilidade de recuperação em médio prazo com o país se tornando mais competitivo com uma moeda desvalorizada.

Por causa do risco da Grécia deixar a zona do euro, as bolsas europeias fecharam em forte baixa: Londres recuou 1,83%, Paris caiu 3,68%, Milão perdeu 5,17% e Frankfurt caiu 3,48%. As ações dos bancos foram as que mais sofreram queda, atingindo perdas de até 10%. A Bolsa de Atenas não abrirá por toda a semana.

Fontes:
Estadao-Ameaça de rompimento na zona do euro faz mercados despencarem
The New York Times-The Next Few Days Have the Potential to Transform Greece and Europe

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *