Início » Internacional » Refugiados entram na Croácia pela Sérvia depois de bloqueio húngaro
Crise dos refugiados

Refugiados entram na Croácia pela Sérvia depois de bloqueio húngaro

Como a fronteira entre a Sérvia e a Hungria está bloqueada, os refugiados partiram para a Croácia que se disse ‘pronta para aceitar e direcionar’ as pessoas

Durante meses, mais de 170 mil refugiados, a maioria sírios, usaram a Hungria como rota para chegar à Europa ocidental. Mas, na última terça-feira, 15, a Hungria fortificou sua fronteira e decretou novas leis que criminalizam quem tenta passar por ela. Além disso, o país começou a rejeitar pedidos de asilo de pessoas que começaram a chegar depois da meia-noite da terça-feira.

Leia mais: Mais de mil de refugiados decidem ir a pé da Hungria para a Áustria
Leia mais: Hungria fecha estação de trem e gera protestos de refugiados
Leia mais: Mais de 2 mil refugiados entram na Hungria pela fronteira com a Sérvia

Com os novos obstáculos, os refugiados que ficaram presos na Sérvia, começaram a se dirigir para o oeste até a fronteira da Croácia, driblando as fronteiras bloqueadas. Como grande parte da fronteira servo-croata segue o caminho do rio Danúbio, os refugiados se dirigiram para a cidade de Sid, na fronteira sérvia com a Croácia, que é acessível por terra.

Os refugiados que foram para a Croácia estão na esperança de chegar à Eslovênia, que faz parte do chamado “espaço Schengen”, zona de livre circulação, para poder chegar até a Áustria e a Alemanha.

O primeiro-ministro da Croácia, Zoran Milanović, criticou a decisão da Hungria de fechar as fronteiras com a Sérvia e prometeu que a Croácia não vai fazer isso. “Nós estamos prontos para aceitar e direcionar estas pessoas.”

Em relação à cerca da Hungria, Milanović disse que o “arame farpado na Europa no século XXI não é uma resposta, é uma ameaça.”

Ranko Ostojić, o ministro do Interior da Croácia, disse que a capital do país já preparou um plano de emergência caso haja um fluxo de milhares de refugiados.

Especialistas croatas em desativar minas foram enviados para a fronteira, onde os refugiados estão passando. Eles foram chamados pela polícia, que está preocupada com campos de minas que existem desde a guerra da Croácia (1991-95).

 

Fontes:
The Guardian-Refugees enter Croatia from Serbia after Hungary blocks border

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *