Início » Internacional » Refugiados são alvos de ataques xenófobos na Alemanha
crise humanitária

Refugiados são alvos de ataques xenófobos na Alemanha

Ataques incluem uma série de incêndios criminosos contra o centro de refugiados e agressões contra imigrantes

Refugiados são alvos de ataques xenófobos na Alemanha
Ataques ocorrem no momento em que a Alemanha recebe mais imigrantes que qualquer outra nação na Europa (Foto: Flickr)

Em um gesto da boa vontade, o governo da cidade alemã de Meissen alugou um prédio recém-reformado para abrigar dezenas de refugiados que pediram asilo à Alemanha. Muitos deles vieram da Síria ou de outros países em conflito e estavam ansiosos para desfrutar a paz e o conforto da nova moradia na cidade alemã. Porém, o sonho acabou quando o gesto de boa vontade de Meissen virou fumaça.

Há seis semanas, durante a noite, radicais de direita invadiram o prédio e incendiaram o seu interior, tornando-o inabitável dias antes da mudança dos refugiados. Esse ataque acrescentou a cidade à lista de outros municípios da Alemanha onde atos de violência contra os imigrantes têm se tornado frequentes.

Os ataques incluem uma série de incêndios criminosos contra o centro de refugiados, bem como agressões aos imigrantes. Alguns críticos enxergam essa situação como o retorno dos movimentos xenofóbicos na Alemanha, nação mais populosa da Europa.

A violência prejudica a imagem do país, que está liderando os esforços para ajudar o fluxo recorde de imigrantes refugiados na Europa, colocando em evidência as crescentes tensões sociais na região. Enquanto isso, a violência aumenta o debate na Alemanha em torno do aumento do racismo e da intolerância.

Tudo isso ocorre em pleno momento em que a Alemanha recebe mais imigrantes que qualquer outra nação na Europa. A estimativa é de que 500 mil pessoas já pediram asilo ao governo alemão este ano, deixando o país sem espaço para recebê-los. O governo tem buscado cidades menores como Meissen, cidade do leste alemão que tem características medievais.

Fontes:
Washington Post-Germany unnerved by scores of xenophobic attacks against refugees

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    A Europa destruiu o oriente próximo e a África com as cruzadas, o mercantilismo, o colonialismo, o neo-colonialismo, capitalismo, socialismo, comunismo, guerra-fria e outras porcarias. Agora orientais e africanos invadem a Europa com as notas do seu prejuízo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *