Início » Internacional » Rei saudita substitui herdeiro do trono
Arábia Saudita

Rei saudita substitui herdeiro do trono

Mohammed bin Nayef é o novo príncipe herdeiro saudita, substituindo Muqrin bin Abdul Aziz

Rei saudita substitui herdeiro do trono
Mohammed bin Nayef escapou de um atentado suicida em 2009 (Fonte: Reprodução/Getty Images)

A Arábia Saudita tem um novo príncipe herdeiro. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, 29, pela TV estatal do país.

O rei Salman bin Abdul Aziz, de 79 anos, que assumiu o reino saudita em janeiro, decidiu nomear seu sobrinho Mohammed bin Nayef, de 55 anos, como príncipe herdeiro, substituindo seu irmão Muqrin bin Abdul Aziz.

Mohammed bin Salman, filho do rei Salman, foi nomeado príncipe herdeiro adjunto e assumirá o Ministério saudita da Defesa. O ministro das Relações Exteriores, Saud al Faisal, foi substituído pelo atual embaixador da Arábia Saudita em Washington, Adel al Jubeir.

O rei Salman bin Abdul Aziz chegou ao trono após a morte de seu meio-irmão Abdullah. Logo após assumir o poder, o rei havia designado seu sobrinho Mohammed bin Nayef como o segundo na linha sucessória.

O novo príncipe herdeiro estudou Ciências Políticas nos EUA, com especialização em assuntos militares e na luta contra o terrorismo.

A emissora Al Jazeera informou que Muqrin bin Abdul Aziz pediu para deixar o cargo de herdeiro. Ainda de acordo com o canal, a escolha de Bin Nayef é “uma mudança enorme para a Arábia Saudita porque esta é a primeira vez que um neto do fundador do país, em vez do filho, é nomeado príncipe herdeiro”.

Fontes:
G1 - Arábia Saudita tem novo príncipe herdeiro

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *