Início » Internacional » Reino Unido ameaça invadir embaixada para prender Assange
Fundador do WikiLeaks

Reino Unido ameaça invadir embaixada para prender Assange

Chanceler equatoriano classificou a posição britânica como um 'ato hostil e pouco amistoso" que viola 'expressas normas internacionais'

Reino Unido ameaça invadir embaixada para prender Assange
Julian Assange está refugiado na embaixada do Equador em Londres (Fonte: Reprodução/Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O chanceler do Equador, Ricardo Patiño, disse nesta quarta-feira, 15, que o governo britânico ameaçou invadir a embaixada do país em Londres para prender o fundador do polêmico site WikiLeaks, o australiano Julian Assange, que se encontra refugiado no local desde o dia 19 de junho.

Em uma declaração à imprensa, o chanceler afirmou que “nós recebemos uma ameaça do Reino Unido, uma ameaça clara e por escrito, de que eles poderiam invadir nossa embaixada em Londres se o Equador se recusar a entregar Julian Assange”.

Patiño afirmou ainda que seu país vai anunciar na manhã desta quinta-feira, 16, a resposta do pedido de asilo político do fundador do WikiLeaks, e classificou a posição britânica como um “ato hostil e pouco amistoso” que viola “expressas normas internacionais”.

Assange teme extradição para os EUA

O governo britânico se baseia em na Lei sobre Instalações Diplomáticas e Consulares de 1987 (Diplomatic and Consular Premises Act) de 1987 para justificar a possível entrada na embaixada do Equador em Londres. Segundo as autoridades britânicas, a lei garante base legal para uma ação que busque prender Assange dentro das dependências da embaixada.

O australiano Julian Assange tenta evitar sua extradição para a Suécia, onde enfrenta denúncias de agressão sexual. Seu maior temor é a possibilidade de uma posterior extradição para os EUA, onde ele acredita que poderia ser condenado à morte.

Fontes:
G1 - Reino Unido ameaça prender Assange em embaixada, diz Equador
Veja - Sob pressão, Equador anuncia destino de Assange hoje

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *