Início » Internacional » Reino Unido anuncia novo ministro do Interior
REINO UNIDO

Reino Unido anuncia novo ministro do Interior

De ascendência paquistanesa, Sajid Javid vai substituir Amber Rudd, que renunciou ao cargo após um escândalo sobre imigração

Reino Unido anuncia novo ministro do Interior
Javid vai ser o primeiro membro de uma minoria étnica a ocupar o cargo (Foto: Wikimedia)

Nesta segunda-feira, 30, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou no Twitter que Sajid Javid vai assumir o cargo de ministro do Interior britânico, após a renúncia de Amber Rudd. De ascendência paquistanesa, ele vai ser o primeiro membro de uma minoria étnica a ocupar o cargo.

No último domingo, 29, Amber Rudd, aliada de May, renunciou ao cargo de ministra do Interior, por conta de uma polêmica envolvendo supostas metas de deportação de imigrantes ilegais.

Rudd havia negado ao Parlamento saber sobre as metas. No entanto, o jornal britânico Guardian divulgou um documento vazado, que provava o contrário. O documento era uma carta que Rudd escreveu, em 2017, para May, dizendo que ela tinha um objetivo “ambicioso, mas plausível” de aumentar a deportação de imigrantes ilegais em 10%. Desde o vazamento, Rudd vinha enfrentando críticas.

Nas últimas duas semanas, o governo britânico tem enfrentado uma batalha para explicar por que descendentes da chamada geração Windrush têm tido direitos negados. Entre 1948 e 1971, quase 500 mil trabalhadores de colônias britânicas do Caribe foram para o Reino Unido para suprir o déficit de mão de obra causado pela Segunda Guerra Mundial. Eles vieram com a promessa de receberem a cidadania britânica e indenizações.

No entanto, eles têm sofrido com pressão do governo, que tem pedido provas de cidadania do grupo e negado atendimento médico. Há, ainda, relatos de ameaças de deportação. O nome Windrush é uma referência a um dos primeiros navios que transportou trabalhadores.

Após o escândalo, o governo pediu desculpas, prometeu cidadania e compensação aos afetados, inclusive às pessoas que perderam seus empregos, foram ameaçadas de deportação e tiveram benefícios negados.

Fontes:
Folha de S.Paulo-Ministra do Interior renuncia no Reino Unido por polêmica sobre metas de deportação de ilegais
The Guardian- Sajid Javid replaces Amber Rudd as home secretary
The Guardian-Home secretary Amber Rudd quits as immigration crisis grows – as it happened
Observador-Sajid Javid é o novo ministro do Interior do Reino Unido

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *