Início » Internacional » Reino Unido estuda redigir uma Constituição
Democracia escrita

Reino Unido estuda redigir uma Constituição

O Reino Unido é uma das poucas democracias do mundo que não têm uma Constituição. Em crise de identidade, muitos britânicos questionam se não está na hora de mudar isso

Reino Unido estuda redigir uma Constituição
A câmara dos comuns será o local onde os legisladores decidirão se a Constituição será realizada (Foto: WIkipédia)

Há 800 anos, neste mesmo mês, barões rebeldes e um rei desmoralizado e falido se reuniram em um prado verdejante a 32 km de Londres para selar um acordo que iria mudar o curso da história britânica e mundial, a Magna Carta. As palavras presentes no documento inspiraram movimentos pró-democracia em todo o planeta e foram a base de incontáveis constituições, entre elas, a dos Estados Unidos.

Apesar disso, o Reino Unido nunca redigiu sua própria Constituição, uma das poucas democracias do planeta que não tem uma por escrito. Agora, com o aumento da participação dos jovens na vida política e dos questionamentos quanto à identidade do Reino Unido, muitos britânicos se perguntam se não chegou a hora de mudar isso.

Essa é a primeira vez na história que os britânicos enfrentam tamanha crise de identidade. Somado a isso, os britânicos irão decidir em um referendo se continuarão na União Europeia.

A acumulação de problemas não parece ter solução, mas o defensores de uma constituição escrita afirmam que não é possível resolver nada se não passar para o papel algumas regras básicas do Reino Unido.

“Temos uma longa tradição de ajudar outros países fazê-lo, sem reconhecer que nós precisamos fazer isso nós mesmos. Mas este é o momento”, disse um membro da Câmara dos Lordes, Jeremy Purvis, que introduziu um projeto de lei na semana passada que, caso aprovado, irá desencadear uma convenção constitucional.

Fontes:
Washington Post-After 800 years, Britain finally asks: Do we need a written constitution?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *