Início » Internacional » Reino Unido quer limitar aos britânicos o voto em referendo sobre a saída da UE
União Europeia

Reino Unido quer limitar aos britânicos o voto em referendo sobre a saída da UE

Cerca de 2,7 milhões de cidadãos da União Europeia que moram no Reino Unido não poderão participar do referendo que decidirá a permanência no bloco

Reino Unido quer limitar aos britânicos o voto em referendo sobre a saída da UE
David Cameron disse que antes do referendo tentará negociar um bom acordo de permanência frente à UE (Foto: Wikimedia)

O Reino Unido fará um referendo para decidir se continua a fazer parte da União Europeia. A consulta popular é apoiada pelos principais partidos do país e está prevista para ocorrer antes de 2017.

No entanto, nesta segunda-feira, 25, o Partido Conservador, do primeiro-ministro David Cameron, anunciou que as exigências para participar do pleito serão as mesmas das últimas eleições gerais do país.

Somente poderão votar o referendo, cidadãos britânicos maiores de 18 anos e britânicos que residem em países da Comunidade Britânica, associação de 53 países constituída, principalmente, de ex-colônias do Reino Unido. Com isso, os cerca de 2,7 milhões de cidadãos da União Europeia que moram e trabalham no Reino Unido não poderão participar do referendo.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron disse que antes do referendo tentará negociar um bom acordo de permanência frente à União Europeia. Na noite desta segunda-feira, Cameron terá um jantar com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. No encontro, Cameron pretende expor a Juncker as exigências do Reino Unido.

No ano passado, Cameron tentou desmarcar o encontro, mas Juncker disse que vai fazer de tudo ao seu alcance para persuadir os britânicos a continuar no bloco. Cameron quer reduzir o número de cidadãos da União Europeia que estão indo morar no Reino Unido. O primeiro-ministro também quer proteger a economia britânica, que não aderiu ao euro, das leis destinadas aos países que usam a moeda.

Fontes:
The New York-Britain to Curb Who Can Vote in E.U. Membership Referendum

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *