Início » Internacional » Relatório aponta que guerra na Síria já matou ou feriu mais de 11% da população
CRISE HUMANITÁRIA

Relatório aponta que guerra na Síria já matou ou feriu mais de 11% da população

O total de mortos apresentado -- 450 mil -- é bem maior do que o estimado pelas Nações Unidas

Relatório aponta que guerra na Síria já matou ou feriu mais de 11% da população
Equipes de resgate da Defesa Civil ajudam civis após bombardeios na Síria (Foto: Civil Defense Idlib)

Um novo relatório mostra que a guerra na Síria, que já dura cerca de cinco anos, causou 470 mil mortes diretas e indiretas, segundo o Centro Sírio de Pesquisa Política (SCPR, na sigla em inglês). Este total é bem maior que os 250 mil estimados pelas Nações Unidas. O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos parou de contar as mortes na Síria há 18 meses, por conta da falta de acesso aos dados.

No total, 11,5% da população do país foi morta ou ferida desde que a crise começou em março de 2011. Além disso, a expectativa de vida caiu de 70 em 2010 para 55,4 em 2015. A estimativa é que as perdas econômicas estejam em torno de US$ 255 bilhões.

Dos 470 mil mortos, segundo a SCPR, cerca de 400 mil foram por conta da violência, enquanto os outros 70 mil foram vítimas da falta de serviços de saúde adequados, da falta de comida, de água potável, de saneamento e de moradia.

O relatório também aponta que a resposta do mundo em relação à crise síria tem sido lenta. A atenção global só se voltou para o conflito quando uma crise migratória começou a atingir os países desenvolvidos.

Fontes:
The Guardian-Report on Syria conflict finds 11.5% of population killed or injured

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    A guerra da Síria é rescaldo das intervenções americanas no Iraque e Afeganistão. A Europa devia debitar a fatura na conta do Tio Sam.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *