Início » Economia » Relatório avalia retorno financeiro de um diploma universitário
Diploma Universitário

Relatório avalia retorno financeiro de um diploma universitário

A escolha do curso é muito mais importante do que a universidade onde o aluno se formou

Relatório avalia retorno financeiro de um diploma universitário
Em geral a graduação de nível superior impulsiona a carreira dos jovens recém-formados, mas nem sempre (Reprodução/Internet)

Um novo relatório da PayScale, uma empresa de pesquisa, avaliou o retorno em termos de rendimentos de um diploma universitário. Os autores do estudo compararam os salários dos ex-alunos com o custo atual de um curso de graduação na universidade onde estudaram. Em geral a graduação de nível superior impulsiona a carreira dos jovens recém-formados, mas nem sempre, de acordo com o relatório. E a escolha do curso é muito mais importante do que a universidade onde o aluno se formou.

Os engenheiros e os cientistas da computação conseguem ter no período de 20 anos um retorno de 12% por ano do dinheiro investido em sua formação universitária (no índice S&P 500 o percentual é de 7,8%). Os engenheiros formados em universidades sem nenhuma qualificação especial têm um desempenho profissional um pouco pior em termos salariais do que os formados pelas melhores universidades do país.

Os profissionais formados em administração de empresas e economia também são bem remunerados, com um retorno anual médio de 8,7%. As faculdades de ciências humanas e de artes proporcionam uma grande recompensa intelectual, mas não material. Em alguns casos os retornos são negativos. Um diploma de artes do Maryland Institute College of Art, por exemplo, teve um retorno negativo de US$92,000 no período de 20 anos.

graafico

As faculdades de ciências humanas e de artes proporcionam uma grande recompensa intelectual, mas não material (Reprodução/Economist)

 

 

Fontes:
Economist-It depends what you study, not where

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *