Início » Internacional » Relatório da ONU diz que Estado Islâmico pode ter cometido genocídio
Terrorismo

Relatório da ONU diz que Estado Islâmico pode ter cometido genocídio

O documento foi feito com base em investigações iniciadas no fim de 2014. Vários sobreviventes aos ataques do EI foram entrevistados

Relatório da ONU diz que Estado Islâmico pode ter cometido genocídio
Meninas yazidi de entre seis e nove anos foram violentadas várias vezes pelos membros do Estado Islâmico (Reprodução/Reuters)

Um relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos divulgado nesta quinta-feira, 19, revelou que o Estado Islâmico pode ter cometido genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

O documento foi feito com base em investigações iniciadas no fim de 2014. Vários sobreviventes aos ataques do Estado Islâmico entre junho de 2014 e fevereiro de 2015 foram entrevistados por uma missão das Nações Unidas no Iraque. Com os relatos, o Alto Comissariado identificou que a milícia radical poderia ter cometido um genocídio durante os ataques contra a minoria yazidis.

A comunidade yazidi fica no Curdistão, um território repartido entre Turquia, Iraque, Síria e Irã. O relatório documenta o assassinato a sangue frio de centenas de homens e adolescentes yazidis e o sequestro das mulheres para serem vendidas como escravas sexuais.

Segundo o relatório, meninas yazidis entre seis e nove anos foram violentadas várias vezes pelos membros do Estado Islâmico e mulheres grávidas foram agredidas para sofrerem aborto. De acordo com o documento, crianças menores de 15 anos foram recrutadas, receberam treinamento militar e foram obrigadas a se converter ao Islã.

Também são citados no relatório crimes cometidos pelo exército iraquiano e pelas milícias oficiais, que são acusados de sequestros, torturas, assassinatos e deslocamentos forçados.

Fontes:
Folha de São Paulo-ONU acredita que Estado Islâmico cometeu genocídio no Iraque

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *