Início » Internacional » Relatório do Senado americano condena CIA por brutalidade em interrogatórios
EUA

Relatório do Senado americano condena CIA por brutalidade em interrogatórios

Documento revela métodos de tortura usados contra suspeitos de terrorismo

Relatório do Senado americano condena CIA por brutalidade em interrogatórios
CIA é acusada de uso de brutalidade em interrogatórios (Reprodução/NBC News)

Nesta terça-feira, 9, a Comissão de Inteligência do Senado americano acusou a CIA, em relatório, de ter enganado rotineiramente a Casa Branca e o Congresso sobre informações obtidas a partir da detenção e do interrogatório de suspeitos de terrorismo. A exaustiva investigação de cinco anos do Senado apontou níveis de brutalidade, desonestidade e uso de violência arbitrária, que por vezes, levaram até os próprios funcionários da agência a momentos de angústia.

Leia mais: Cinco pontos do relatório dos EUA sobre o uso de tortura pela CIA

De acordo com as informações divulgadas nesta terça-feira, 9, no jornal O Globo, a apresentação do relatório gerou divisões entre os congressistas e levou ao aumento da segurança em instalações dos EUA em todo o mundo. Alguns congressistas argumentaram que as informações seriam utilizadas por extremistas para incitar atos de violência. Segundo o documento, os métodos utilizados pelos agentes da CIA eram mais brutais do que os reconhecidos pela agência.

Segundo os dados disponibilizados nesta terça-feira, 9, no Whasington Post, o documento aponta vários casos em que autoridades da CIA supostamente enganaram seus superiores da Casa Branca, membros do Congresso e até mesmo seus próprios pares sobre como esses programas de interrogatórios aconteceram e foram arquivados.

O documento também revela o uso de tortura nos interrogatórios de suspeitos de pertencer à Al Qaeda, em locações secretas na Europa e na Ásia após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Segundo a rede de TV CBS, o documento apresenta evidências de que a CIA mentiu à Casa Branca, ao Departamento de Justiça e ao Congresso sobre a eficácia do programa.

Fontes:
O Globo-Senado dos EUA condena CIA por brutalidade em interrogatóriose enganar a Casa Branca
The Washington Post- Senate report on CIA program details brutality, dishonesty

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *