Início » Internacional » Relógio do Apocalipse é adiantado e deixa humanidade mais perto da extinção
catástrofe climática

Relógio do Apocalipse é adiantado e deixa humanidade mais perto da extinção

Boletim de Cientistas Atômicos adianta o Relógio do Apocalipse para 23h57, o horário mais crítico desde a Guerra Fria. Desta vez, o clima é a maior ameaça

Relógio do Apocalipse é adiantado e deixa humanidade mais perto da extinção
A emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera está fazendo o planeta sofrer climas extremos que já estão afetando a população (Reprodução/Win Mcnamee/AFP)

Membros da organização Boletim de Cientistas Atômicos (BAS, na sigla em inglês) adiantaram em dois minutos o Relógio do Apocalipse, que mede o quanto a humanidade está próxima da extinção.

O relógio agora está marcando três minutos para meia-noite, o horário mais alarmante desde o final da Guerra Fria, quando o mundo vivia sob o risco de uma guerra nuclear. Segundo os cientistas da BAS, desta vez a ameaça agora é outra: as mudanças climáticas.

“Isto é sobre o fim da civilização como nós a conhecemos. A probabilidade de uma catástrofe global é muito alta, e as ações necessárias para reduzir os riscos são urgentes. As condições são tão ameaçadoras que estamos adiantando o relógio em dois minutos. Agora faltam três para a meia-noite”, disse Kennette Benedict, diretora-executiva do BAS.

Em comunicado, a BAS afirmou que a emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera está fazendo o planeta sofrer climas extremos que já estão afetando a população. No documento, a associação faz duras críticas aos líderes globais que “falharam em agir na velocidade ou escala requerida para proteger os cidadãos de uma potencial catástrofe”.

Em entrevista ao jornal Globo, o ambientalista Fabio Feldmann disse que o alarme não é um exagero e que a ameaça é real. “Se há um ano eu falasse sobre os riscos da crise hídrica em São Paulo, seria tachado de apocalíptico, mas veja a situação agora”.

Ameaça atômica ainda existe 

A associação também alertou que as armas nucleares ainda são uma ameaça. Isso porque alguns países, principalmente EUA e Rússia, estão modernizando seus arsenais nucleares, quando deveriam estar reduzindo-os.

Segundo a BAS, existem cerca de 16.300 armas nucleares no mundo, sendo que 100 já seriam o bastante para causar danos de longo prazo à atmosfera do planeta. “O processo de desarmamento chegou a um impasse, com os EUA e a Rússia aplicando programas de modernização das ogivas, minando os tratados de armas nucleares e outros detentores se unindo nesta loucura cara e perigosa”, disse a associação.

Fontes:
O Globo-‘Relógio do Apocalipse’ é adiantado para 23h57m e humanidade fica mais perto da extinção

2 Opiniões

  1. Igor Andrade Ribeiro disse:

    erros ortogrficos kkk desculpas que escrever em celular pequeno ta dificil .

  2. Igor Andrade Ribeiro disse:

    Eu sinEu tenho 18 anos e a nova geraço e a antiga precisa de mais força de vontade para salvar nosso lar a terra restaurar sua saude precisamos esquecer os acomodamentos da civilizaço economizar mais agua no so por parte civil mais tambem as industrias pararem um pouco com tantos desperdicios , precisamos agir agora diminuir a taxa de CO2 emitida no ar . temos que unir dorças e colocar essa teze em pratica pelo menos por um tempo temos que raciocinar e salvar a todos sem agua sem vida , resultado extinço , economia , mas penso o seguinte a mente humana corrupita o luxo a ganancia s ira colocar em um rumo ja certo a morte mas pra que adiantar tanto assim ? por que desmatar ? em nome da evoluço? por que evoluir e ao mesmo tempo destruir ? fica sobre equisiço e a nossa responsabilidade agora por inquanto com noticias de avizo parar para pensarmos agora e salvar ou deixar rola e terminarmos extintos ? fica a dica temos que fazer uma mobilizaço global e dar um tempo de recuperaço para a terra . por que no dar uma chance ? s matas , aos animais , sendo que ns civilizados temos vrias chances de mudar , a populaço no pensa , ms sem a terra no podemos uzar o dinheiro , no podemos ver tv , e etc como ter lazer e comodidade com superaquecimento global ? falta de agua e sem oxigenio ? como ja disse est sobre nossa responsbilidade s espero que Deus no tenha sacrificado seu filho unigenito , por ns homens para que veja seu bem maior ser destruido junto a nossos pecados .

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *