Início » Internacional » Réplicas do terremoto continuam a assolar o Nepal
Destruição

Réplicas do terremoto continuam a assolar o Nepal

O número de mortos já chegou a 3.726 e o de feridos a 6.500 em decorrência do grande abalo do último sábado

Réplicas do terremoto continuam a assolar o Nepal
Exército ajuda na busca por sobreviventes (Fonte: Reprodução/Reuters)

Após o forte terremoto de 7,9 graus na escala Richter que atingiu o Nepal no último sábado, 25, várias réplicas do grande abalo continuam a assolar o país.

O número de mortos já é maior do que quatro mil e o de feridos a 7.500. Os hospitais do Nepal estão perto do colapso. A população está queimando ao ar livre os corpos de seus familiares mortos em Katmandu, capital do país.

A maior réplica até agora foi o tremor de 6,7 graus na escala de Richter que atingiu o país neste domingo. Já foram registradas, no entanto, mais de 40 réplicas acima de 4 graus.

A expectativa é de que o número de mortos e feridos aumente ainda mais. As equipes de resgate ainda não conseguiram atingir várias áreas rurais. Estima-se que apenas 17% da população do Nepal vive em centros urbanos.

Os trabalhos das equipes de resgate são prejudicados pela falta de apoio técnico e material. Muitas pessoas têm utilizado as próprias mãos para retirar escombros em busca de sobreviventes.

Os hospitais estão tratando a maior parte dos feridos nas ruas, uma vez que há o risco de as réplicas afetarem os edifícios de apoio médico e também há falta de espaço. Os hospitais públicos e particulares não têm mais lugar para colocar os corpos das vítimas.

Países vizinhos já estão enviando apoio humanitário ao Nepal, como a Índia, onde cerca de 50 pessoas também morreram em decorrência do forte terremoto, a China e o Paquistão.

Grande parte da população do Nepal tem dormido nas ruas. Não há como prever a intensidade das réplicas e muitos edifícios ainda podem cair.

A ONU começou a alertar para o risco de proliferação de doenças no Nepal. A população de Katmandu já sofre com diarreia.

Fontes:
Público - Assolado por réplicas, o Nepal está inundado de feridos e de cadáveres

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *