Início » Internacional » Republicanos perdem maioria da Câmara e mantêm controle do Senado
ESTADOS UNIDOS

Republicanos perdem maioria da Câmara e mantêm controle do Senado

Até então, o Partido Republicano mantinha maioria na Câmara e no Senado

Republicanos perdem maioria da Câmara e mantêm controle do Senado
A derrota na Câmara representa um revés para o presidente Donald Trump (Fonte: Reprodução/Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Partido Republicano, do presidente americano, Donald Trump, perdeu a maioria da Câmara dos Representantes dos EUA, mas conseguiu manter o controle do Senado americano, até mesmo ampliando sua vantagem, nas “midterms” (eleições de meio de mandato) realizadas nesta terça-feira, 6, nos EUA.

Para garantir a maioria na Câmara, um dos partidos precisava de 218 de um total de 435 cadeiras. Todas elas estavam em disputa. O Partido Democrata conseguiu ganhar mais de 24 postos do Partido Republicano, definindo uma nova Câmara dos Representantes.

Os resultados parciais apontam que, na realidade, os democratas já tomaram 26 vagas dos republicanos, somando até agora 192 deputados eleitos.

Já no Senado, a maioria republicana, que já era de 50 a 49, foi ampliada para pelo menos de 51 a 44. Ainda falta concluir a apuração em cinco estados. Os democratas, por enquanto, perderam três cadeiras, nos estados de Indiana, Dakota do Norte e Missouri.

Até então, o Partido Republicano mantinha maioria na Câmara e no Senado. A derrota na Câmara representa um revés para o presidente Donald Trump. Além disso, os democratas, que agora irão ocupar mais cargos nas comissões internas, prometem aumentar as investigações sobre o governo.

Também houve eleições em 36 dos 50 estados americanos, com números favoráveis aos democratas. Os resultados parciais apontam para pelo menos 25 governadores republicanos e 21 democratas. Ainda faltam, no entanto, quatro estados divulgarem os seus resultados. A divisão atual é de 33 republicanos, 16 democratas e um independente.

Fontes:
G1 - Democratas conquistam Câmara e republicanos ampliam maioria no Senado dos EUA

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *