Início » Internacional » Restos de Franco serão exumados nesta semana
ESPANHA

Restos de Franco serão exumados nesta semana

Restos mortais do ditador espanhol serão transferidos do Vale dos Caídos na próxima quinta-feira, 24, para o mausoléu da família perto de Madri

Restos de Franco serão exumados nesta semana
Exumação vai ocorrer apenas com a presença da família de Franco (Foto: Twitter/Podem Montcada)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Os restos mortais do ditador Francisco Franco serão exumados na próxima quinta-feira, 24. A retirada dos restos mortais já havia sido autorizada pela Justiça no último mês de setembro.

Os restos mortais serão retirados do Vale dos Caídos – um mausoléu do Estado onde estão enterrados cerca de 34 mil mortos em decorrência da Guerra Civil Espanhola – e transferidos para o mausoléu da família perto de Madri.

O motivo para a retirada dos restos mortais do ditador Franco do local é porque o mausoléu do Vale dos Caídos foi erguido como homenagem aos mortos da guerra civil. Muitos espanhóis veem o local como um tipo de glorificação ao ditador e ao seu regime, no qual cerca de 500 mil pessoas morreram, o que deturpa o propósito original do Vale dos Caídos.

O anúncio da data da exumação foi dado pelo governo espanhol nesta segunda-feira, 21. O Vale dos Caídos está fechado desde o último dia 12 de outubro, com o maquinário preparado para a exumação, que ocorrerá apenas com a presença da família.

O ditador Francisco Franco governou a Espanha de 1939, após o fim da Guerra Civil espanhola, até sua morte, em 1975. Após a morte de Franco, foi iniciado o processo de retomada da democracia. Durante a gestão de Franco, cerca de 500 mil pessoas perderam a vida em decorrência de seu regime.

Fontes:
The Guardian-Franco's remains to be exhumed on Thursday after long court battle

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *