Início » Internacional » Reunificação Alemã
Nesta Data

Reunificação Alemã

No dia 31 de agosto de 1990, é assinado o Tratado de Unificação da Alemanha

Reunificação Alemã
Imagens da queda do Muro de Berlim, um dos símbolos da união da Alemanha (Foto: Wikipedia)

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Alemanha Nazista foi ocupada pelo exército dos países aliados. Após quatro anos, o país foi dividido em duas partes, a Alemanha Ocidental, capitalista e gerida por EUA, França e Inglaterra, e a Alemanha Oriental, socialista administrada pela URSS. Essa divisão durou de 1949 até dia 31 de agosto de 1990, quando o tratado de unificação foi assinado, oficializando a junção dos países.

As duas partes da Alemanha foram utilizadas durante a Guerra Fria, entre EUA e URSS, como propaganda do desenvolvimento dos dois modelos econômicos diferentes. A capital do país foi separada pelo famoso Muro de Berlim, que por anos foi um símbolo da polarização global entre as duas principais potências.

O processo de reunificação começou ainda em 1989, quando na madrugada do dia 10 de novembro o muro na capital alemã foi derrubado. Os tratados para a união total do país se alongaram, em julho de 1990, houve a unificação monetária das duas Alemanhas, que passariam a utilizar o Marco como moeda. No dia 31 de agosto de 1990, o Tratado de Unificação foi assinado, estabelecendo a junção dos territórios, que aconteceu oficialmente no dia 3 de outubro de 1990.

Fontes:
Brasil Escola-A REUNIFICAÇÃO DA ALEMANHA

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *