Início » Internacional » Revelada identidade de fonte que divulgou programa de vigilância nos EUA
Vazamento de dados

Revelada identidade de fonte que divulgou programa de vigilância nos EUA

Trata-se de um ex-técnico da CIA e atual funcionário de uma empresa de consultoria de defesa e estratégia

Revelada identidade de fonte que divulgou programa de vigilância nos EUA
Edward Snowden está em Hong Kong desde o último dia 20 (Fonte: Reprodução/The Guardian)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O jornal britânico The Guardian revelou neste domingo, 9, a identidade da fonte que denunciou um novo escândalo de espionagem nos EUA.

Trata-se de um ex-técnico da CIA e atual funcionário da empresa de consultoria de defesa e estratégia Booz Allen Hamilton Edward Snowden.

Em entrevista ao jornal britânico, Snowden disse que não tem intenção de se esconder porque sabe que não fez nada de errado. O norte-americano, que tem 29 anos, está em Hong Kong desde o último dia 20 de maio.

“Entendo que eu vou sofrer por minhas ações”, mas “estarei satisfeito se a política de leis secretas, perdão desigual e poderes executivos irresistíveis que governam o mundo que eu amo seja revelada, nem que seja por um instante”, disse Snowden.

Ainda de acordo com o ex-técnico da CIA, a sua motivação “é informar o público sobre o que é feito em nome dele e o que é feito contra ele”.

Edward Snowden ressaltou que está disposto a sacrificar a sua vida confortável, com uma carreira estável, porque não pode, “em sã consciência, permitir que o governo dos EUA destrua a privacidade, a liberdade na internet e as liberdades fundamentais de pessoas ao redor do mundo, com essa máquina de vigilância maciça que está construindo secretamente”.

Os jornais The Guardian e The Washington Post revelaram na última semana que a Agência Nacional de Segurança dos EUA e o FBI têm acesso direto aos servidores centrais de nove das principais empresas de internet norte-americanas.

Fontes:
G1 - 'Guardian' revela identidade de fonte de vazamentos de dados nos EUA

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *