Início » Internacional » Revolta racial de Watts
Nesta Data

Revolta racial de Watts

No dia 11 de agosto de 1965, começou a revolta racial de Watts, que deixou mais de 30 mortos e um prejuízo de US$ 40 milhões

Revolta racial de Watts
Prédios em chamas durante as revoltas em Watt, em Los Angeles. Várias construções e empresas foram vandalizados durante a revolta (Foto: Wikimedia)

Ao todo 34 pessoas morreram em uma revolta racial em Watts, Los Angeles. Não seria um absurdo pensar que essa é uma notícia recente, mas a revolta de Watts começou no dia 11 de agosto de 1965 e foi em represália à truculência policial contra um jovem negro de 21 anos.

A eclosão do movimento aconteceu após o negro Marquette Frye, de 21 anos, ser abordado por um policial que suspeitou que ele estava dirigindo sob o efeito de álcool. A truculência da ação dos agentes durante a prisão de Frye, que resistiu, motivou os moradores locais a se manifestarem contra a ação da polícia.

Após as prisões de Marquette, sua mãe e seu irmão, que tentaram impedir a prisão dele, a multidão não dispersou e continuou a reagir ao acontecido. Os ataques aos policiais causaram 29 prisões durante a madrugada entre o dia 11 e 12.

A revolta seguiu durante outros cinco dias. Mais de 3 mil pessoas foram presas, outras 1032 ficaram feridas e 34 morreram até o dia 17. Vários prédios e empresas foram vandalizados, saqueados e incendiados, dando prejuízo de aproximadamente US$ 40 milhões ao governo local. Com a chegada de reforços policiais, os ânimos foram acalmados e o quebra-quebra parou. Estima-se que mais de 30 mil adultos participaram das manifestações.

Fontes:
History-Watts Riot begins

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    E o que ganharam? Nada.
    Todos perderam. Ainda não se ligavam em negociações do tipo ganha-ganha. Só conheciam as do tipo perde-perde.
    40 milhões de dólares em 1965 poderiam arrumar vida de muita gente em Watts.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *