Início » Internacional » Robôs estão ficando cada vez mais acessíveis
Tecnologia

Robôs estão ficando cada vez mais acessíveis

Prepare-se para a invasão dos robôs. Ela mudará a maneira de as pessoas pensarem sobre tecnologia

Robôs estão ficando cada vez mais acessíveis
Pessoas se beneficiarão enormemente da ascensão dos robôs (Reprodução/Economist)

Os robôs fazem algumas coisas que os humanos não conseguem fazer, como explorar Marte, mas robôs verdadeiramente confiáveis – especialmente em trabalhos que vão além daqueles realizados no chão de uma fábrica – são difíceis de ser produzidos. Os robôs ainda são bastante burros, ma tudo indica que isso está prestes a mudar.

O crescimento exponencial na potência de chips de silício, sensores digitais e conexões de banda larga aprimoraram os robôs, assim como aprimoraram toda a sorte de produtos. Três outros fatores também estão em jogo.

Um é que a pesquisa e o desenvolvimento robótico estão ficando mais acessíveis. Novos padrões compartilhados tornam possível transferir boas ideias com facilidade de uma plataforma robótica para outra. Um segundo fator é o investimento. A maior notícia do mundo da robótica de 2013 foi que o Google comprou oito start-ups de robótica promissoras. A Amazon também está apostando nos robôs. O terceiro fator é a imaginação. Nos últimos anos empresas inteligentes desenvolveram maneiras de fazer com que robôs atuem como eletricistas em sets de filmagem e instaladores de painéis em usinas de energia solar. É possível que robôs aéreos estejam na vanguarda.

Como consumidores e cidadãos, as pessoas se beneficiarão enormemente da ascensão dos robôs. Não está claro, no entanto, o que ocorrerá no plano do trabalho.

Fontes:
The Economist-Rise of the robots

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *