Início » Internacional » Rússia acusa diplomata americano de espionagem
Espionagem

Rússia acusa diplomata americano de espionagem

Segundo a agência de segurança russa, FSB, diplomata é um agente da CIA

Rússia acusa diplomata americano de espionagem
O diplomata Ryan C. Fogle foi detido com material para disfarce e instruções para recrutar um agente russo (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um diplomata americano foi detido pelo Serviço de Segurança Federal da Rússia (FSB, ex-KGB) acusado de tentar recrutar um agente russo para espionagem.

Após ser detido, o diplomata, identificado como Ryan C. Fogle, foi entregue à Embaixada dos EUA em Moscou nesta terça-feira, 14. Segundo a FSB, Fogle é um agente da CIA que trabalhava sob o disfarce de secretário da Embaixada americana. Os EUA ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Fotos divulgadas pela FSB mostram o material que, supostamente, seria usado para disfarce (Reprodução/IBTimes)

No momento da prisão, Fogle portava instruções escritas para o agente que seria recrutado, uma grande quantia em dinheiro e materiais para disfarce. Fotos do momento da prisão de Fogle foram veiculadas pela mídia russa e internacional. Em algumas, o diplomata aparece algemado e deitado no chão. A FSB também divulgou fotos do material encontrado com o acusado. Segundo a agência de segurança, a CIA vem fazendo diversas tentativas de recrutar um agente das forças de segurança russa.

A detenção do diplomata americano acontece em meio às tentativas de diminuir a tensão entre Rússia e EUA. A crise entre os dois países já dura um ano, desde que Vladimir Putin (ex-espião da antiga KGB) voltou à presidência.

A visita do  secretário de Estado americano, John F. Kerry e os atentados da Maratona de Boston, ambos no mês passado, aliviaram um pouco a tensão, mas não cessaram a desconfiança entre os dois países.

Fontes:
Washington Post-Russia detains U.S. diplomat, accuses him of trying to recruit Russian agent

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *