Início » Internacional » Rússia declara apoio ao Iraque contra o ISIS
Estado Islâmico

Rússia declara apoio ao Iraque contra o ISIS

Sem mencionar a coalizão ocidental liderada pelos EUA, o primeiro-ministro russo, Sergei Lavrov, disse que Moscou vai defender a soberania e a independência do país

Rússia declara apoio ao Iraque contra o ISIS
Embora tenha prometido apoiar o Iraque, a Rússia tem sido mais cautelosa em relação à Síria, sua aliada no Oriente Médio (Reprodução/AFP)

Sem mencionar a coalizão ocidental liderada pelos Estados Unidos, formada por 40 países, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que o governo de Moscou está pronto para apoiar o Iraque contra a ameaça do Estado Islâmico (ISIS).

A declaração foi dada nesta sexta-feira, 26, durante uma reunião de Lavrov com o primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi, feita à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. No encontro, Lavrov disse que a Rússia está comprometida a defender a soberania, a independência e a integridade territorial do país.

Embora tenha prometido apoiar o Iraque, a Rússia tem sido mais cautelosa em relação à Síria, sua aliada no Oriente Médio. Na última segunda-feira, 22, o presidente russo, Vladimir Putin, disse ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon que qualquer ataque realizado contra o ISIS na Síria deve ter o aval do presidente Bashar al-Assad.

Nesta sexta-feira, 26, a Dinamarca declarou que está se juntando a coalizão ocidental contra o ISIS no Iraque. Segundo a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt, o governo do país vai enviar quatro jatos F-16, além de 250 pilotos e equipes de apoio.

Fontes:
O Globo-Rússia diz que está pronta para apoiar Iraque na luta contra jihadistas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *