Início » Internacional » Rússia deve prorrogar o asilo de Edward Snowden
Escândalo de espionagem

Rússia deve prorrogar o asilo de Edward Snowden

Governo russo dará mais tempo de asilo a Snowden por considerar que o ex-prestador de serviço da NSA corre risco de vida

Rússia deve prorrogar o asilo de Edward Snowden
Edward Snowden está asilado em Moscou desde que divulgou importantes documentos da NSA (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Edward Snowden, ex-prestador de serviço da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), deve ter seu asilo prorrogado na Rússia. A informação foi divulgada nesta sexta, 11, por um membro do Serviço Federal de Migração da Rússia (SFM). O governo russo concederá mais tempo de asilo a Snowden por considerar que “sua vida corre risco”.

Leia mais: Snowden diz que adoraria morar no Brasil

Vladimir Volokh, chefe de um órgão de consultoria, não vê problema em prorrogar o asilo temporário. “As circunstâncias não mudaram. Como antes, a vida de Snowden está em perigo, por isso o SFM tem bases para prorrogar seu status”, disse Volokh.

Snowden foi para a Rússia depois de divulgar importantes documentos sobre programas secretos de vigilância feitos pelos Estados Unidos contra outros países. Desde agosto de 2013, o ex-prestador de serviço está asilado em Moscou.

A atitude da Rússia irritou os Estados Unidos, que pretendem julgar Snowden por várias acusações, entre elas a de espionagem. Desde então, as relações entre os dois países estão abaladas e se agravam quando os governos de ambos falam sobre as crises na Síria e na Ucrânia e em questões econômicas, direitos humanos e segurança.

Fontes:
Estadão-Moscou deve prorrogar asilo de Snowden, diz agência russa

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *