Início » Internacional » Rússia diz ter frustrado ofensiva ucraniana para retomar a Crimeia
GUERRA DE INFORMAÇÃO

Rússia diz ter frustrado ofensiva ucraniana para retomar a Crimeia

Serviço Federal de Segurança da Rússia diz ter desbaratado grupo que agia sob o comando da Ucrânia, que nega as acusações

Rússia diz ter frustrado ofensiva ucraniana para retomar a Crimeia
Grupo foi descoberto durante uma operação da FSB no norte da Crimeia (Foto: Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) afirmou ter desbaratado um grupo que planejava ataques terroristas na Crimeia, orquestrados pelo Ministério da Defesa da Ucrânia.

De acordo com um comunicado emitido pelo órgão, o grupo foi descoberto no último fim de semana, durante uma operação da FSB na cidade de Armyansk, localizada no norte da Crimeia, perto da fronteira com a Ucrânia.

Segundo o comunicado, houve troca de tiros quando os agentes anunciaram a prisão do grupo. No local, foram encontradas 20 bombas caseiras com potencial explosivo equivalente a mais de 40 quilos de TNT. Também foram encontradas armas e munições dos mesmos modelos usados pelo exército ucraniano.

Segundo a FSB, os terroristas capturados estão prestando depoimento. Entre eles, está um dos organizadores do ataque. O grupo conta com ucranianos e cidadãos russos.

A FSB também afirma ter frustrado outra tentativa de invadir a Crimeia na última segunda-feira, 9. Veículos blindados do exército ucraniano teriam dado cobertura a terroristas, que estavam do lado ucraniano da fronteira. Um agente do FSB morreu na ação.

A FSB diz que a Ucrânia tenta se aproveitar da crítica situação atual da península para tomá-la de volta. Porém, o governo ucraniano nega as acusações e classificou as informações da FSB como “falsas”.

Em entrevista à agencia de notícias ucraniana Interfax-Ukraine, o conselheiro do Serviço de Segurança da Ucrânia, Yuriy Tandit, disse que o país não tem nenhuma intenção de tomar o território de volta “pelo uso da força”.

Fontes:
RT News-Russian FSB foils terrorist attacks plotted by Ukrainian intel agents in Crimea
The Guardian-Russia says it has foiled Ukrainian 'terror attack' plot in Crimea

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *