Início » Economia » Rússia e China fecham acordo histórico de gás natural
Parceria energética

Rússia e China fecham acordo histórico de gás natural

Acordo prevê o envio de 38 bilhões de metros cúbicos de gás natural da Rússia para a China pelos próximos 30 anos

Rússia e China fecham acordo histórico de gás natural
Acordo foi fechado durante uma vista de Vladimir Putin a Xangai, onde se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping (Reprodução/AP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A estatal russa Gazprom e a Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC) assinaram nesta quarta-feira, 21, um acordo histórico que prevê o envio de 38 bilhões de metros cúbicos de gás natural da Rússia para a China, através de um gasoduto, durante os próximos 30 anos.

O acordo foi fechado durante uma vista do presidente russo, Vladimir Putin, a Xangai, onde se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping. A assinatura do acordo encerra uma década de negociações entre os dois países.

Segundo informações divulgadas no site da CNPC, o gás começará a ser enviado a partir de 2018. A China será responsável por construir a parte do gasoduto que ficará dentro de suas fronteiras, enquanto a Rússia será encarregada da construção dos gasodutos no interior da Rússia.

O valor do preço do gás que será vendido pela Rússia ainda não foi divulgado, mas segundo James Henderson, analista do Instituto Oxford para Estudos Energéticos, o acordo deve render cerca de US$ 400 bilhões para a Rússia.

Após a tensão gerada pela anexação da Crimeia, na Ucrânia, a Rússia busca expandir sua venda de gás para a Ásia para se livrar da dependência do mercado europeu. Com isso, Putin pretende demonstrar que o país não necessita do Ocidente.

 

Fontes:
The New York Times-China and Russia Reach Major Gas Deal

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *