Início » Internacional » Rússia e EUA assinam tratado de redução de armas nucleares
Acordo Nuclear

Rússia e EUA assinam tratado de redução de armas nucleares

Em 08 de abril de 2010, os EUA e a Rússia chegaram a um acordo que estabelece a redução de seus arsenais de armas nucleares ao longo de sete anos

Rússia e EUA assinam tratado de redução de armas nucleares
O acordo bilateral foi assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e pelo então presidente da Rússia, Dmitry Medvedev (Reprodução/Reuters)

Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo que estabelece a redução de seus arsenais de armas nucleares ao longo de sete anos. Cada país terá o limite de 1.550 ogivas nucleares. Na época, o arsenal dos EUA era estimado em 2 mil ogivas nucleares e, o da Rússia, 2,5 mil.

O acordo bilateral foi assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e pelo então presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, no dia 10 de abril de 2010 em Praga, capital da República Tcheca.

Os países também se comprometeram a limitar o número de mísseis balísticos capazes de levar as ogivas nucleares. Mas, na época, apenas o arsenal dos EUA ultrapassava o limite de 700 mísseis. O novo acordo assinado substituiu o Tratado Estratégico de Redução de Armas, assinado em 1991, que vigorou por vinte anos.

Estima-se que durante a Guerra Fria, os Estados Unidos chegaram a ter mais de 15 mil ogivas nucleares, e a Rússia, mais de 10 mil. “É um novo passo adiante para deixar para trás o legado do século 20 e construir um futuro mais seguro para nossos filhos.”, disse Obama no dia em que o acordo foi anunciado.

Fontes:
BBC-EUA e Rússia assinam maior acordo de redução de armas nucleares em 20 anos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *