Início » Internacional » Rússia e Polônia anunciam expulsões recíprocas de diplomatas
Crise diplomática

Rússia e Polônia anunciam expulsões recíprocas de diplomatas

As relações entre a Rússia e os países europeus ficaram mais tensas por causa da crise na Ucrânia e das sanções impostas a Moscou pela anexação da Crimeia

Rússia e Polônia anunciam expulsões recíprocas de diplomatas
A imprensa russa havia informado a expulsão de diplomatas russos de Varsóvia acusados de espionagem (Reprodução/Maxim Shemetov/Reuters)

O governo russo anunciou nesta segunda-feira, 17, a expulsão de vários diplomatas poloneses de seu território. A medida é uma resposta de Moscou à expulsão de funcionários russos de Varsóvia.

Um comunicado emitido pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que a medida foi tomada porque “as autoridades polonesas tomaram um passo não amigável”. Grzegorz Schetyna, chefe da diplomacia de Varsóvia, admitiu que a decisão de Moscou representa uma “resposta recíproca” a uma medida similar adotada pelo governo polonês contra diplomatas russos.

A imprensa russa havia informado a expulsão de diplomatas russos de Varsóvia acusados de espionagem, nos meses de outubro e novembro. O mesmo fato ocorreu na Alemanha, onde um diplomata russo também foi expulso diante de especulações de que ele seria um espião.

As relações entre a Rússia e os países europeus ficaram mais tensas por causa da crise na Ucrânia e das sanções impostas a Moscou pela anexação da Crimeia.

Fontes:
Folha-Rússia e Polônia anunciam expulsões recíprocas de diplomatas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *