Início » Internacional » Rússia inicia seus maiores exercícios militares desde a Guerra Fria
INTERNACIONAL

Rússia inicia seus maiores exercícios militares desde a Guerra Fria

China e Mongólia participam dos jogos de guerra junto com a Rússia. Ao todo, mais de 300 mil soldados participam das atividades

Rússia inicia seus maiores exercícios militares desde a Guerra Fria
Exercícios vão ocorrer até a próxima segunda-feira, 17(Foto: Ministério da Defesa da Rússia/Twitter)

A Rússia iniciou, nesta terça-feira, 11, os seus maiores exercícios militares desde a Guerra Fria, quando chegou ao fim a União Soviética. O evento que marcou o início da atividade foi uma reunião bilateral entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o chefe de Estado da China, Xi Jinping, em Vladivostok. Os exercícios vão ocorrer até o dia 17 de setembro.

A reunião marca também uma progressiva aproximação entre a Rússia e a China, que estão com as relações estremecidas com os Estados Unidos. Os russos sofrem com as constantes sanções americanas, enquanto os chineses encaram os EUA em uma crescente guerra comercial.

Para os exercícios militares, chamados de Vostok 2018 (Leste 2018), estão sendo empregados 300 mil soldados, 36 mil veículos e mil aviões, segundo informou o Ministério da Defesa da Rússia. Eles ainda vão se juntar com tropas da China e da Mongólia. Os exercícios devem focar em “defesas, ataques de armas de fogo e contra-ataques”, segundo informou o Ministério da Defesa chinês.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), porém, criticou o movimento da Rússia, denunciando os exercícios como um ensaio para um “conflito em grande escala”.

Os exercícios militares coincidem com o Fórum Econômico Oriental, que acontece em Vladivostok, e conta com a participação de Putin e Jinping. A mídia estatal russa TASS disse que “vários acordos” serão assinados pelos presidentes. Apenas no primeiro semestre de 2018, o volume comercial entre a Rússia e a China aumentou em 50%, com expectativa de atingir US$ 100 bilhões até o fim do ano.

Os dois países estão mantendo um relacionamento mais próximo nos últimos anos, com líderes se encontrando com frequência. Mesmo assim, essa é a primeira vez que um líder chinês participa do Fórum Econômico Oriental, mostrando a maior aproximação entre as nações.

Entre as trocas de gentilezas entre os líderes, Putin afirmou, em junho, que Jinping foi “o único líder de Estado que comemorou meu aniversário comigo”, enquanto o presidente chinês premiou Putin com a Medalha da Amizade da República Popular da China.

Fontes:
CNN-Russia kicks off massive war games, hosts Putin-Xi meeting
G1-Rússia dá início aos seus maiores exercícios militares desde a Guerra Fria

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *