Início » Internacional » Rússia irá construir oito reatores nucleares no Irã
energia nuclear

Rússia irá construir oito reatores nucleares no Irã

Na última segunda-feira, 10, Israel emitiu um aviso dizendo que o regime iraniano não é confiável e, no mesmo dia, Washington prometeu que não permitir que o Irã se torne um Estado com armas nucleares

Rússia irá construir oito reatores nucleares no Irã
Os países estão sob sanção do Ocidente (Reprodução / Internet)

A Rússia anunciou nesta terça-feira, 11, que vai construir oito novos reatores nucelares no Irã. Segundo a agência de notícias Ria-Novosti, os reatores serão para o uso pacífico da energia atômica. Autoridades russas e iranianas se reuniram nesta terça-feira em Moscou para negociar os termos para a construção dos reatores. Quatro deles na instalação de Bushehr e outros quatro em locais diferentes.

O acordo com a Rússia é firmado duas semanas antes de o prazo de negociações do Irã com as potências ocidentais sobre suas atividades nucleares acabar. Autoridades do país e negociadores do grupo P5+ (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha) irão se encontrar em Viena, na Áustria, na próxima semana para finalizar as negociações que põem fim nas sanções contra o Irã. Mas para isso o país terá de obedecer limites permanentes para suas atividades de enriquecimento de urânio.

Na última segunda-feira, 10, Israel emitiu um aviso dizendo que o regime iraniano não é confiável e, no mesmo dia, Washington prometeu que não irá permitir que o Irã se torne um Estado com armas nucleares. A Rússia  informou que o acordo com o Irã prevê que o  material enriquecido seja devolvido para reprocessamento e armazenamento. Os países estão sob sanção do Ocidente.

Fontes:
Folha - Rússia diz que construirá oito centrais nucleares no Irã

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *