Início » Internacional » Saddam Hussein é deposto pelo Exército dos EUA
Nesta Data

Saddam Hussein é deposto pelo Exército dos EUA

No dia 9 de abril de 2003, Saddam Hussein foi deposto pelo exército dos Estados Unidos depois de 24 anos no poder do Iraque

Saddam Hussein é deposto pelo Exército dos EUA
Saddam Hussein no início de sua gestão no Iraque. Seu governo foi marcado por várias guerras com os países vizinhos (Foto: Reprodução/Internet)

Saddam Hussein governou o Iraque por 24 anos, durante esse período enfrentou os Estados Unidos durante a primeira Guerra do Golfo e posteriormente no período de guerra ao terror pós-tragédia das torres gêmeas. No dia 9 da abril de 2003, o ditador foi deposto pelo exército dos Estados Unidos.

Nascido em Tikrit, cidade localizada 180 km ao norte de Bagdá,  o ex-ditador iraquiano não concluiu os estudos e por isso não foi aceito na Academia Militar de Bagdá. Entrou para o partido Baath, onde começou a fazer parte do governo. Na década de 1970, sua influência começou a crescer e recebeu a patente de general, até que deu um golpe de estado e se tornou presidente em 1979.

No ano seguinte, Saddam comandou a invasão do Iraque no Irã, iniciando uma guerra que durou até 1988, com o Estados Unidos apoiando os iraquianos e a URSS o Irã. Na década de 1990, o Iraque invadiu o Kwait por divergências em relação ao comércio de petróleo, iniciando a Guerra do Golfo, que terminou em bombardeio americano no território do país e poços de petróleo incendiados a mando do presidente.

O governo de Saddam passou a ser questionado pelos curdos e pelos islâmicos xiitas. Revoltas eclodiram e foram reprimidas com extrema violência. A partir de 1993, Estados Unidos e a ONU passaram a exigir que o Iraque destruísse suas armas biológicas e permitisse inspeções no país, o que o presidente nunca permitiu.

Com o argumento de que o governo de Saddam armazenava armas de destruição em massa, os Estados Unidos invadiram o país em março de 2003. Em 9 de abril daquele ano, o então presidente dos EUA, George W. Bush, anunciou o fim do regime de Saddam Hussein.

O ex-presidente iraquiano foi preso em dezembro de 2003. Após julgamento, foi condenado a morte por enforcamento, sentença cumprida em 30 de dezembro de 2006.

Fontes:
UOL-Saddam Hussein

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *