Início » Cultura » Gastronomia » Saiba quem foram Heinz e Kraft
Historias de sucesso

Saiba quem foram Heinz e Kraft

Pouca gente sabe, mas antes de darem nome a duas marcas alimentícias de sucesso, amplamente consumidas, Heinz e Kraft foram homens comuns

Saiba quem foram Heinz e Kraft
Fusão das empresas alimentícias Heinz e Kraft deu origem a quinta maior empresa mundial do setor (Reprodução/AP)

A fusão das empresas alimentícias H. J. Heinz e Kraft Foods, anunciada na última quarta-feira, 25, deu origem a quinta maior empresa mundial do setor. Mas pouca gente sabe que, antes de darem nome a duas marcas de sucesso, amplamente consumidas em vários países, Heinz e Kraft foram homens comuns. Conheça abaixo um pouco de suas histórias.

Henry John Heinz 

Nascido em 1844, em Pittsburgh, EUA, Henry John Heinz começou sua vida profissional aos 15 anos, engarrafando e vendendo condimentos. Por volta dos 25 anos, ele criou a empresa que, no futuro, viria a ser a H.J. Heinz Company.

Gabriella Petrick, especialista em alimentos da George Mason University, em Virginia, EUA, explica que a venda de ketchup não era o foco de Heinz. “Ele era conhecido por cultivar rabanete e pepino em conserva. Após certo tempo, Heinz se tornou o maior produtor de comida enlatada dos EUA”.

Segundo Gabriela, a marca de ketchup só foi criada em 1876, quando Heinz já vendia muito mais do que os 57 produtos alimentícios anunciados no rótulo da marca.

O número, aliás, permaneceu lá simplesmente porque Heinz gostava dele. Por coincidência, anos mais tarde, o acordo que colocou a marca Heinz no time de futebol americano Pittsburgh Steelers foi fechado por US$ 57 milhões.

 James Lewis Kraft  

Nascido em 1874, no Canadá, James Lewis Kraft se mudou para os EUA ainda criança. Sua família fixou residência em Buffalo, Nova York, na época em que a cidade era o coração da produção de queijo americana.

Já adulto, Kraft fundou a produtora de queijo J.L. Kraft and Brothers. A empresa pasteurizava o próprio produto, algo raro na época.

O queijo produzido por Kraft era famoso pelo longo prazo de validade. Por conta disso, o governo americano encomendou muitos quilos do produto para alimentar os soldados americanos em combate na Primeira Guerra Mundial.

No final da década de 1920, Kraft teve a ideia de unir o queijo colby americano com cheddar, criando um produto que derretia suavemente na boca. Na década de 1930, foi lançada a famosa Kraft Macaroni & Cheese, uma linha de macarrão com queijo pronta para o consumo.

Fontes:
NPR-Heinz And Kraft: Before They Were Food Giants, They Were Men

1 Opinião

  1. Marluizo Pires Cruz disse:

    Na leitura do texto sobre o sucesso destas empresas chamou-me atenção. o governo americano encomendou muitos quilos do produto para alimentar os soldados americanos em combate na Primeira Guerra Mundial. Em nosso país com essas divulgações da atual operação lava a jato estamos sabendo o que é feito com o sucesso da empresa. Mas lá como cá, à frente de alguns sucessos ou derrotas empresariais está o governo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *