Início » Cultura » Samuel Morse transmite a primeira mensagem telegrafada
Invenção

Samuel Morse transmite a primeira mensagem telegrafada

No dia 24 de maio de 1844, Morse despachou o primeiro telegrama oficial por cabo, com a mensagem 'Que obra Deus fez!'

Samuel Morse transmite a primeira mensagem telegrafada
Morse trabalhou durante anos desenvolvendo um protótipo, com a ajuda de dois amigos (Reprodução/Internet)

Samuel Morse nasceu em Massachusetts, nos Estados Unidos, em 27 de abril de 1791. Ele estudou na Universidade Yale e na Inglaterra. Interessado por artes plásticas, tornou-se um conhecido pintor de retratos, além de ser um dos fundadores da Academia Nacional de Desenho e professor de Belas Artes.  Em 1832, durante uma viagem de navio da Europa para os EUA, Morse ouviu sobre os avanços no campo da eletromagnética, outra área de seu interesse, e resolveu desenvolver um telégrafo elétrico.

Influenciado especialmente pela ideia de André-Marie Ampère de construir um transmissor elétrico, Morse trabalhou durante anos desenvolvendo um protótipo, com a ajuda de dois amigos, um físico e um mecânico. Finalmente, em 1938, conseguiu demonstrar seu telégrafo utilizando-se de um código de pontos e traços que representavam letras e números, que ficou conhecido como Código Morse.

Em 1843, Morse convenceu o Congresso dos EUA a financiar a construção da primeira linha telegráfica do país, ligando Washington a Baltimore. No dia 24 de maio de 1844, o inventor despachou o primeiro telegrama oficial por cabo, com a mensagem “Que obra Deus fez!”.

A originalidade da invenção e do código de Morse foi muito questionada na Europa, mas, com a patente, Morse ganhou muito dinheiro de companhias privadas que estenderam linhas telegráficas por todo o território norte-americano e para outros continentes. Morse morreu em 1872, aos 80 anos.

Fontes:
Opera Mundi-Hoje na História: Samuel Morse demonstra o telégrafo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *