Início » Internacional » São Francisco proíbe a venda de água em garrafas plásticas
Sustentabilidade nos EUA

São Francisco proíbe a venda de água em garrafas plásticas

Medida visa reduzir os danos ambientais causados pela fabricação e descarte das garrafas PET

São Francisco proíbe a venda de água em garrafas plásticas
Quem quiser, poderá levar sua própria garrafa em postos de reabastecimento (Reprodução/Ciclo Vivo)

A cidade de São Francisco, na Califórnia, EUA, determinou que a partir de outubro deste ano será proibida a venda de água em pequenas garrafas plásticas para uso individual, exceto em maratonas e outros eventos esportivos.

De acordo com o governo local, só poderão ser comercializadas garrafas com capacidade acima de 600 ml. Quem quiser um volume menor de água poderá levar sua própria garrafa em postos de reabastecimento. Aqueles que burlarem a lei serão multados em até US$ 1 mil.

A medida visa reduzir os danos ambientais causados pela fabricação e descarte das garrafas PET. A cidade tem como meta produzir “lixo zero” até 2020. “Todos nós sabemos da importância de se combater as mudanças climáticas. São Francisco tem liderado a luta por nosso meio ambiente”, disse David Chu, autor da lei.

Em entrevista a um jornal local, Chu mostrou uma garrafa com 25% da capacidade preenchida com óleo, para representar a quantidade de petróleo usado na produção e transporte de cada garrafa.

Durante a entrevista, o autor da lei também lembrou que na década de 1990 as garrafas PET quase não eram utilizadas, portanto não são itens necessários para a qualidade de vida da população.

São Francisco é a segunda cidade do mundo a proibir o comércio de água em garrafas plásticas. A primeira foi Bundanoon, na Austrália, que proibiu a venda em 2009.

Fontes:
Ciclo Vivo-São Francisco é a primeira cidade dos EUA a proibir água em garrafas plásticas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *