Início » Internacional » Saques à ajuda humanitária no Haiti preocupam ONU
APÓS FURACÃO

Saques à ajuda humanitária no Haiti preocupam ONU

'As pessoas têm fome, e é preciso conseguir abrir as vias para ajudá-las', disse o coordenador de ajuda humanitária no Haiti

Saques à ajuda humanitária no Haiti preocupam ONU
Saques a comboios humanitários estão se tornando rotina (Fonte: Reprodução/Reuters)

Cerca de duas semanas após a passagem do furacão Matthew, que devastou o Haiti, a ONU agora está preocupada com a proliferação de ataques e saques a comboios humanitários no país, o que impede a distribuição de ajuda.

Leia também: Haiti precisa de ajuda internacional urgente, diz ONU
Leia também: Número de mortos por furacão no Haiti chega a mil

Em entrevista à AFP, o coordenador de ajuda humanitária no Haiti, Mourad Wahba, afirmou que “esta é evidentemente uma preocupação para a coordenação e o envio da ajuda […] Mas não se precisa apenas de uma resposta de segurança. As pessoas têm fome, e é preciso conseguir abrir as vias para ajudá-las”.

Habitantes de zonas isoladas após a passagem do furacão têm bloqueado comboios com barricadas. No último sábado, 15, um caminhão fretado pelo Programa Mundial de Alimentos da ONU foi saqueado em frente à entrada da base da ONU na cidade de Les Cayes, uma das mais atingidas pelo furacão Matthew no último dia 4 de outubro.

Um responsável da ONU disse que capacetes azuis senegaleses jogaram granadas de gás lacrimogêneo contra os saqueadores, que responderam jogando pedras.

Fontes:
G1 - ONU vê preocupação por saques a comboios humanitários no Haiti

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *