Início » Cultura » Sartre pediu para não ser premiado com o Nobel que ganhou em 1964
prêmio recusado

Sartre pediu para não ser premiado com o Nobel que ganhou em 1964

Em uma carta enviada à Academia sueca, que confere o Nobel, filósofo pediu para não ganhar o prêmio. Contudo, o pedido chegou tarde demais, quando ele já havia sido escolhido vencedor

Sartre pediu para não ser premiado com o Nobel que ganhou em 1964
Jean-Paul Sartre recusou Prêmio Nobel de Literatura em 1964 (Reprodução/Cordon Press)

Uma carta pode explicar uma das recusas de maior repercussão na história da cultura. O texto foi publicado no jornal sueco Svenska Dagbladet, e depois foi noticiado por jornais de vários lugares do mundo. A correspondência apareceu depois da abertura dos arquivos da Academia Sueca, que entrega o Prêmio Nobel, meio século depois do acontecido. O acesso aos documentos correspondentes a 1964 só foi liberado no final de 2014.

Em 14 de outubro de 1964, Jean-Paul Sartre enviou uma carta à Academia Sueca, que entrega o Prêmio Nobel, pedindo-lhe que não o incluísse entre os possíveis ganhadores, naquele ano nem nos seguintes. O filósofo francês também avisava que caso o premiassem, ele rejeitaria o prêmio. Entretanto, sua carta chegou com um mês de atraso. Em setembro daquele ano, a Academia já havia escolhido Jean-Paul Sartre para receber o Nobel de Literatura de 1964.

De acordo com o jornal Guardian, já se especulava que o filósofo francês havia enviado uma carta que tinha chegado tarde demais. No entanto, agora se sabe que a especulação era verdadeira. Na época, a Academia respondeu ao filósofo que a decisão já tinha sido tomada. Contudo, fiel a sua carta, o Sartre recusou o prêmio e a verba que acompanhava a premiação, na época, 250 mil coroas suecas.

O jornal Svenska Dagbladet especula que, se tivesse chegado a tempo, talvez a carta tivesse mudado o rumo da premiação. O jornal informa que vários membros do comitê não estavam particularmente inclinados a dar o prêmio a Sartre, e que provavelmente a correspondência teria dado mais força a seus argumentos. Entre os nomes dos concorrentes, estavam o escritor russo Mikhail Sholokhov, que venceu no ano seguinte, e o poeta britânico W. H. Auden, que nunca recebeu o prêmio.

Segundo uma matéria divulgada na Folha de S. Paulo, um ex-membro da Academia Sueca teria revelado outra informação a respeito desse caso em seu livro de memórias. Lars Gyllensten escreveu que em 1975, 11 anos depois do prêmio, Sartre teria reclamado as 250 mil coroas suecas que havia ganhado e recusado em 1964. De acordo com autor, o pedido de Sartre foi recusado pela Academia Sueca, e o dinheiro do prêmio foi transferido para os fundos da Fundação Nobel. 

Fontes:
El País-Sartre pediu em carta que não lhe dessem o Nobel que ganhou em 1964
The Guardian-Jean-Paul Sartre rejected Nobel prize in a letter to jury that arrived too late
Folha de S. Paulo-Sartre teria exigido dinheiro do Nobel

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *