Início » Cultura » Sede da Conmebol no Paraguai tem imunidade igual a de uma embaixada
Escândalos da FIFA

Sede da Conmebol no Paraguai tem imunidade igual a de uma embaixada

Agentes da polícia paraguaia não podem entrar no prédio em busca de evidências sobre os casos de corrupção denunciados pelo FBI

Sede da Conmebol no Paraguai tem imunidade igual a de uma embaixada
Sede da Conmebol tem estrutura de hotel cinco estrelas com piscina na cobertura e um heliporto (Foto: Wikipédia)

A sede da Conmebol, em Assunção, Paraguai, mais parece um hotel de luxo. Com piscina e heliporto, ela quase faz o visitante esquecer as ruas não pavimentadas que existem em um dos países mais pobres do continente americano.

O fato é que, legalmente, dentro da sede da Conmebol, as pessoas realmente não estão mais no Paraguai. A entidade que governa o futebol sul-americano mudou-se para o país em 1997, com a garantia de receber imunidade semelhantes às de uma embaixada. É a única empresa privada no mundo que tem esse benefício.

“Até mesmo a polícia, o procurador do distrito e os juízes não podem interferir na Conmebol, eles não estão autorizados a entrar”, explicou o congressista paraguaio, Hugo Rubin. Segundo ele, a Conmebol poderia até mesmo conceder asilo a um fugitivo da Justiça paraguaia.

A situação entrou em destaque após os recentes escândalos, em que dois ex-presidentes da entidade, Nicolás Leoz e Eugenio Figueredo, estão sendo acusado de corrupção, mas a Justiça paraguaia não pode realizar buscas no prédio.

Legisladores da direita e da esquerda paraguaia estão pressionando os senadores para aprovar a lei que retira a imunidade da Conmebol. Isso possibilitaria a entrada no prédio para realizar buscas e apreensões. Uma proposta para remover a proteção foi levada ao congresso paraguaio no final de maio, poucos dias após o FBI indiciar 14 dirigentes da entidade e executivos de mídia máxima do futebol.

 

Fontes:
Reuters-South American soccer HQ could face raids if new law passes
NPR-FIFA's Soccer 'Embassy' In Paraguay, Complete With Legal Immunity

2 Opiniões

  1. Joma Bastos disse:

    Sr. Hirschmann, a Conmebol(http://www.conmebol.com/pt-br), é a confederação sul americana de futebol, não tem qualquer ligação ao G7!

  2. rene luiz hirschmann disse:

    Que mundo é esse, onde crimes são encobertos por uma elite psicopática, um país onde a pobreza anda solta e um ex-presidente “traçava” freiras e empregadas domésticas, era de se esperar tamanho descalabro, e o G7, países mais mentirosos do nosso mundo, qualificado pelo 7 do G, reunidos na Suíça, tomando vinho e brincando de fazer políticas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *