Início » Internacional » Segundo caso de ebola é confirmado na Libéria
Saúde na África

Segundo caso de ebola é confirmado na Libéria

A confirmação do caso em uma área rural de Margibi levantou novos temores sobre o reaparecimento da doença

Segundo caso de ebola é confirmado na Libéria
Mais de 11.200 pessoas morreram desde o ano passado no pior surto de ebola já registrado, quase todos eles nos três países vizinhos: Libéria, Serra Leoa e Guiné (Foto: Wikimedia)

Na última quarta-feira, 1, a Libéria confirmou o segundo caso de ebola e avisou que novas infecções podem surgir várias semanas depois da erradicação do vírus no país africano, levantando novos temores sobre a volta da doença.

Mais de 11.200 pessoas morreram desde o ano passado no pior surto de ebola já registrado, quase todos eles nos três países vizinhos: Libéria, Serra Leoa e Guiné.

Na Libéria, onde 4.800 pessoas morreram, houve uma rara história de sucesso, já que foi declarado que o país estava livre da doença em 9 de maio. No entanto, a confirmação do novo caso, em uma área rural de Margibi, cerca de 50 km da capital, Monróvia, levantou novos temores sobre o reaparecimento da doença.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que as autoridades liberianas estavam monitorando mais de cem pessoas que podem ter tido contato com Abraham Memaigar, o paciente que morreu no último domingo, 28. O jovem, de 17 anos, foi inicialmente diagnosticado com malária, mas depois de sua morte no mesmo dia, testes confirmaram que se tratava de ebola.

Fontes:
The Washington Post-Liberia finds second Ebola case, raising fears of resurgence

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *