Início » Internacional » Senado cria comissão para investigar caso Watergate
Governo Nixon

Senado cria comissão para investigar caso Watergate

Em 17 de maio de 1973, foi formada uma comissão no Senado para investigar oficialmente o caso Watergate. Nixon renunciou no ano seguinte

Senado cria comissão para investigar caso Watergate
Nixon sabia das operações ilegais e que tentou atrapalhar as investigações (Reprodução/Wikipedia)

Em 1972, o então presidente americano Richard Nixon, do partido republicano, tentava a reeleição. Durante a corrida presidencial, cinco homens invadiram os escritórios dos democratas, no complexo de prédios conhecido como Watergate, e foram pegos instalando equipamentos de espionagem e fotografando documentos.

Dois repórteres do jornal The Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein, começaram a investigar o caso, que recebeu o nome da sede do partido democrata, e descobriram que um dos invasores fazia parte da folha de pagamentos do comitê de reeleição de Nixon e que outro tinha recebido um cheque de 25 mil dólares da campanha republicana. Com a ajuda de um informante anônimo, que ganhou o apelido de Garganta Profunda, os jornalistas revelaram que assessores de Nixon conduziram um esquema de espionagem para favorecer o candidato a reeleição.

A identidade da fonte só foi conhecida em 2005, quando William Mark Felt, que na época do caso Watergate era o vice-presidente do FBI, revelou a ajuda aos repórteres. Com os avanços da investigação jornalística, no dia 17 de maio de 1973 foi formada uma comissão no Senado para investigar oficialmente o caso Watergate.

A investigação identificou em fitas gravadas no gabinete presidencial que Nixon sabia das operações ilegais e que tentou atrapalhar as investigações. Dois assessores e quatro integrantes da equipe presidencial foram condenados. Com provas suficientes para sofrer um impeachment, Nixon renunciou ao cargo em 1974. O vice, Gerald Ford, tomou posse e assinou a anistia do ex-presidente, que não precisou responder legalmente sobre o caso.

Fontes:
Mundo Estranho-O que foi o escândalo Watergate?
Globo Educação-Watergate e o impeachment de Nixon

1 Opinião

  1. DJALMA BENTES disse:

    Infelizmente em TODO o nosso Congresso, NUNCA haverá a mínima possibilidade de uma CPI para esse tipo de investigação. TÁ TUDO DOMINADO.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *