Início » Internacional » Senado dos EUA aprova adesão de Montenegro à Otan
OTAN

Senado dos EUA aprova adesão de Montenegro à Otan

Maioria dos senadores considera entrada do país como uma ação estratégica contra a influência russa nos Bálcãs

Senado dos EUA aprova adesão de Montenegro à Otan
A expectativa é que o presidente Trump ratifique a decisão do Senado, contrariando a Rússia (Fotos: Wikimedia)

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira, 28, a adesão de Montenegro como o mais novo país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A resolução de ratificação da adesão do país foi aprovada por 97 senadores, com apenas dois votos contrários. O presidente Donald Trump deve ratificar a decisão.

Seu governo apoiou a adesão da minúscula nação dos Balcãs à Otan, apesar de Trump criticar a aliança durante a campanha presidencial.

Embora seja uma nação de pequenas dimensões geográficas — apenas 650 mil habitantes e um exército composto por 2 mil militares –, a entrada de Montenegro na Otan é vista como uma ação estratégica. O país se encontra no meio de uma crise entre a Rússia e as nações ocidentais, por conta da influência de Moscou nos Bálcãs. A Rússia se opõe à entrada de Montenegro na Otan porque considera qualquer expansão da aliança militar ocidental para o leste como uma provocação.

“É mais do que a ascensão de uma pequena nação de 650 mil habitantes. É um teste nesse sentido que indica nosso envolvimento com a política do presidente russo Vladimir Putin”, afirmou o senador republicano do Arizona John McCain durante a votação. Outros senadores americanos defenderam que a adesão do país fortaleceria a segurança e fortaleceria a aliança da Otan.

Apenas os senadores republicanos Mike Lee e Rand Paul votaram contra, alegando que a entrada do país traria pouco retorno para os Estados Unidos, enquanto eles ficariam sob proteção constante dos americanos.

O Secretário de Estado americano Rex Tillerson já havia pressionado no início do mês para que o Senado agisse rapidamente na admissão de Montenegro, dizendo que a aprovação era necessária antes da cúpula da Otan, prevista para maio.

Todos os 28 membros da Otan precisam aprovar a entrada do país na aliança para confirmar sua adesão. Washington é um dos últimos a declarar o seu aval.

Fontes:
VOA News-US Senate Ratifies Montenegro as NATO Member
Sputnik-Senado dos EUA aprova adesão de Montenegro à OTAN

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *