Início » Internacional » Senadores de Utah aprovam proposta que permite execução por fuzilamento
Pena de Morte

Senadores de Utah aprovam proposta que permite execução por fuzilamento

Caso o governador do estado aprove a medida, o estado se tornará o único a permitir que condenados sejam executados por fuzilamento nos EUA

Senadores de Utah aprovam proposta que permite execução por fuzilamento
Opositores da pena de morte afirmam que Utah deu um grande passo para trás (Reprodução/AP)

Senadores de Utah, nos Estados Unidos, aprovaram nesta terça-feira, 10, uma proposta que prevê a execução por fuzilamento de condenados à pena de morte. Alternativa a execução por injeção letal, o pelotão de fuzilamento voltou a ser uma opção porque o estado sofre com a falta de estoque das drogas.

Vários estados norte-americanos estão com problemas no abastecimento das injeções letais. Fabricantes europeus se recusam a vender o coquetel de drogas para as prisões por não concordarem com a pena de morte.

Caso o governador de Utah aprove a proposta, o estado se tornará o único a permitir a execução por pelotão de fuzilamento nos EUA. Republicano, Gary Herbert não declarou se vai assinar a proposta, mas seu porta-voz, Marty Carpenter, reconheceu que o método daria ao estado uma alternativa caso as injeções letais fiquem indisponíveis.

Segundo o republicano Paul Ray, autor da proposta, a execução por fuzilamento é uma forma mais rápida e “humana” de matar os condenados à pena de morte. Ray ainda citou como comparação os casos onde a injeção letal falhou. Ano passado, um condenado à pena capital demorou quase duas horas para morrer após a aplicação da injeção, no Arizona.

Por outro lado, opositores da medida afirmam que Utah deu um grande passo para trás e que, caso a proposta seja assinada pelo governador, o estado sofrerá duras críticas internacionais. Organizações que se opõem à pena de morte afirmam também que a execução por fuzilamento não é infalível porque o condenado poderia se mexer ou o atirador errar o tiro, o que causaria uma morte lenta e dolorosa.

Se aprovada, a medida tornará legal a execução por fuzilamento mais de uma década após a prática ter sido proibida no estado. A proposta prevê a manutenção da injeção letal como método principal, mas autoriza o uso do pelotão de fuzilamento caso o estado não consiga comprar o coquetel de drogas. O diretor do sistema carcerário de Utah afirmou que o estoque de injeções letais do estado está vazio.

Fontes:
Fox News-Utah lawmakers vote to become only state to allow firing squad

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *