Início » Internacional » Sensação térmica chega a 50 graus negativos em Chicago
FRIO EXTREMO NOS EUA

Sensação térmica chega a 50 graus negativos em Chicago

Costa leste e meio-oeste dos EUA enfrentam onda de frio extremo

Sensação térmica chega a 50 graus negativos em Chicago
A onda de frio extremo nos EUA é causada por um fenômeno chamado vórtice polar (Fonte: Reprodução/Twitter/NASA Earth)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A costa leste e o meio-oeste dos EUA enfrentam uma onda de frio extremo, bem fora do comum. Uma explosão do ar do Ártico, conhecido como vórtice polar, fez com que a sensação térmica chegasse a 50 graus negativos nesta quarta-feira, 30, em Chicago.

Os trilhos na cidade tiveram que ser descongelados com fogo. Foi a única forma encontrada para manter o transporte funcionando em Chicago.

A onda de frio é tão intensa que cinco estados já decretaram emergência. São eles: Wisconsin, Michigan, Illinois, Alabama e Mississippi. Até mesmo o pólo sul estava mais quente, com uma uma temperatura prevista de -31ºC. A polícia alertou sobre os riscos de acidentes nas estradas congeladas.

Centenas de escolas e universidades estão fechadas nos estados mais atingidos e a recomendação é para as pessoas, se possível, não saírem às ruas e se manterem aquecidas.

Em Iowa, autoridades orientaram os moradores a evitarem respirar fundo e minimizarem a fala enquanto estiverem nas ruas. Em Nova York, as interestaduais estão fechadas para caminhões por medo de “gelo negro” invisível.

A estimativa é de que mais de 200 milhões de pessoas (65% da população dos EUA) tenham que enfrentar as temperaturas muito baixas. As entregas dos Correios foram suspensas em dez estados americanos.

Em muitas cidades, a preocupação é especialmente para desabrigados. Os defensores afirmaram que raramente há abrigos suficientes para todos os moradores de rua se refugiarem do frio intenso.

Pelo menos oito pessoas morreram até agora devido ao frio. Mais de dois mil voos tendo os EUA como origem ou destino já foram cancelados.

Fontes:
Jornal nacional - Onda de frio fora do comum atinge costa leste e meio-oeste dos EUA
The Guardian-Polar vortex: eight dead as Arctic air spreads across midwest

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *