Início » Internacional » Sentença do soldado Bradley Manning sai nesta terça-feira
O caso WikiLeaks

Sentença do soldado Bradley Manning sai nesta terça-feira

Fonte do Wikileaks foi inocentado da acusação de 'ajudar o inimigo', mas ainda pode pegar 130 anos de prisão

Sentença do soldado Bradley Manning sai nesta terça-feira
Soldado tem sido alvo de maus tratos na prisão onde está detido (Reprodução/AP)

A sentença do soldado Bradley Manning, acusado de vazar milhares de documentos secretos dos EUA para o WikiLeaks, pode ser anunciada ainda nesta terça-feira, 30. Manning se declarou culpado de 10 das 22 acusações contra ele.

Ate o momento o tribunal de Fort Mead, em Maryland, considerou Manning inocente da acusação de ajudar o inimigo. Esta era a pior acusação contra Manning e podia render ao soldado uma sentença de prisão perpétua, sem chance de condicional. O tribunal considerou Manning culpado de outras 20 acusações. Somadas as penas, o soldado pode ser sentenciado a 130 anos de prisão.

Opinião: Por que os EUA não aceitam a confissão de Bradley Manning?

A condenação de Manning pode trazer consequências não apenas para o soldado, mas para o jornalismo investigativo nos Estados Unidos. Especialistas em mídia acreditam que a condenação fará com que outras fontes se sintam ameaçadas e desistam de vazar informações secretas.

O impacto do julgamento de Manning pode ser visto no comportamento de Edward Snowden. O ex-técnico da CIA que vazou informações secretas para o Guardian continua alojado em um aeroporto de Moscou, enquanto espera receber asilo internacional. O jornalista Glenn Greenwald, autor da denúncia de Snowden, chegou a ser chamado de cúmplice durante uma entrevista a um programa de televisão.

Manning tem sofrido maus tratos na prisão. Segundo fontes, o soldado é acordado sempre que tenta dormir e muitas vezes é mantido em uma solitária nu e sem os óculos. O soldado também foi impedido de se exercitar e tem os objetos de higiene pessoal racionados.

Fontes:
The Guardian-Bradley Manning judge to release verdict on Tuesday in WikiLeaks trial
O Globo-Veredicto de Bradley Manning será anunciado nesta terça-feira

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *