Início » Internacional » Separatistas conquistam maioria nas eleições da Catalunha
REGIÃO AUTÔNOMA

Separatistas conquistam maioria nas eleições da Catalunha

Resultado é visto como uma derrota política para o premier Mariano Rajoy

Separatistas conquistam maioria nas eleições da Catalunha
Carles Puigdemont, o presidente catalão deposto, acompanhou as eleições do exílio na Bélgica (Fonte: Reprodução/EPA/Ansa-Brasil)

Com 99% dos votos apurados, os partidos separatistas conquistaram 70 de 135 assentos no Parlamento catalão nas eleições regionais desta quinta-feira, 21.

O resultado das urnas deve prolongar as tensões políticas que vêm prejudicando a economia espanhola e é visto como uma derrota política para o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy. As eleições regionais na Catalunha foram convocadas antecipadamente pelo premier após a destituição do então presidente da comunidade autônoma, Carles Puigdemont, e seu vice, Oriol Juqueras, além da dissolução do Parlamento.

Puigdemont acompanhou as eleições regionais na Bélgica. Acusado de insubordinação, o presidente destituído está vivendo em autoexílio em Bruxelas. A Justiça emitiu ordens de prisão para os líderes separatistas e Puigdemont pode ser detido se voltar à Espanha.

Madri assumiu o controle direto da Catalunha no mês passado em resposta à declaração unilateral de independência do Parlamento catalão. A região da Catalunha responde por 19% do PIB espanhol.

Dados oficiais mostram que 68,3% dos eleitores compareceram às urnas nesta quinta. Nas eleições regionais de 2015 a taxa foi de 63,12%.

Fontes:
Terra - Separatistas vencem eleições na Catalunha
Terra - Separatistas ganham eleição da Catalunha em repreensão à Espanha e União Europeia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *