Início » Internacional » Sergei Sobyanin é nomeado prefeito de Moscou
Rússia

Sergei Sobyanin é nomeado prefeito de Moscou

Diferentemente de seu antecessor, Yuri Luzhkov, novo prefeito é um velho aliado de Vladmir Putin

Sergei Sobyanin é nomeado prefeito de Moscou
A escolha de Sergei Sobyanin, líder da equipe de Vladmir Putin, para a prefeitura de Moscou, não chegou a ser uma surpresa

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A escolha de Sergei Sobyanin, líder da equipe de Vladmir Putin, para a prefeitura de Moscou, não chegou a ser uma surpresa. Sua nomeação segue a lógica da política russa, e diminui as especulações sobre o crescimento político do presidente Dmitry Medvedev. Se o afastamento do prefeito Yuri Luzhkov foi interpretado – especialmente pela mídia Ocidental – como o primeiro ato politicamente independente do presidente, a nomeação de Sobyanin, se deve ao primeiro-ministro, que continua a ser quem toma as decisões na Rússia.

Embora Luzhkov tenha apoiado Putin em 2000, e se mantido leal ao primeiro-ministro, ele era muito independente para o gosto do Kremlin. Sobyanin não poderia ser mais diferente de seu antecessor. Sobyanin, um burocrata, esteve ao lado de Putin em diferentes momentos da década, ajudando o então presidente a se livrar do procurador-geral Yuri Skutarov, em 2002; chefiando a administração presidencial, em 2005, e seguindo Putin, quando ele se tornou primeiro-ministro em 2008. Apesar de sua popularidade entre os moscovitas, Luzhkov era uma relíquia dos anos 1990. Sobyanin é um homem da era Putin, que ajudará a trilhar o retorno do primeiro-ministro à presidência em 2012.

Como governador da província de Tyumem, Sobyanin lidou diretamente com as maiores companhias de petróleo do país, e as convenceu a transferir suas sedes e incluir seus impostos no orçamento local, transformando Tyumem em uma das mais ricas províncias da Rússia. A chegada de um homem do petróleo à prefeitura é importante para Moscou. Seu tráfego está abarrotado de automóveis, seus restaurantes e hotéis estão entre os mais caros do mundo. Mas ao mesmo tempo, a capital é famosa por sua falta de eficiência, e Sobyanin tem muito trabalho a fazer, começando pelos congestionamentos no tráfego. Até agora, os moscovitas – que representam 15% da população russa – tiveram poucas oportunidades de conferir o trabalho de prefeitos e governadores apontados pelo Kremlin. A chegada de Sobyanin mudará este quadro.

Leia também:

A heroína corrói a Rússia

Energia nuclear volta a ser esperança nos países desenvolvidos

Emergentes devem aumentar pressão por reformas

Fontes:
Economist - Meeting Mr Sobyanin

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *