Início » Internacional » Seria Hillary Clinton uma aposta errada dos democratas?
Eleições americanas

Seria Hillary Clinton uma aposta errada dos democratas?

Hillary apresenta um desempenho pouco brilhante nas primárias americanas. Membros do partido democrata questionam se o problema está na campanha ou na candidata

Seria Hillary Clinton uma aposta errada dos democratas?
Hillary disputou e perdeu duas das últimas três eleições presidenciais (Foto: Flickr)

Este ano, Hillary Clinton declarou que sua campanha presidencial de 2016 será melhor do que a de 2008. E realmente tem sido: ela contratou os melhores conselheiros de campanha do partido democrata; minimizou sua posição de celebridade; e entrou pessoalmente em contato com eleitores de Iowa e New Hampshire.

Mesmo assim, o fracasso eleitoral continua rondando Hillary. Estagnada nas pesquisas de opinião, ela pode perder para o vice-presidente americano, Joe Biden, o posto de candidata do partido democrata para as eleições do ano que vem. A pergunta sem resposta é: por que?

Membros do partido democrata começaram a questionar se o problema está na campanha ou na candidata, que disputou e perdeu duas das últimas três eleições presidenciais. “Hillary ‘carrega a bagagem’ de Bill Clinton e como secretária de Estado mostrou que não tem o mesmo calor e eloquência dele”, disse ao Washington Post um democrata que não quis se identificar.

Segundo ele, Hillary vencerá as primárias, mas a vitória nas eleições gerais é outra história. Outros democratas que não apoiam a campanha de Hillary pensam o mesmo. Principalmente após ela declarar em um comício em Iowa que “gosta do Snapchat, porque é uma rede social onde as mensagens desaparecem rapidamente”. A frase, dita em tom de brincadeira, é uma referência ao escândalo do uso de emails privados durante os quatro anos em que ela ocupou a Secretaria de Estado dos EUA.

“A combinação de fatos confusos, campanha confusa e uma candidata sem habilidade fazendo discursos terríveis e péssimas piadas diante das câmeras é algo muito assustador”, disse outro democrata consultado pelo jornal.

Se Hillary realmente for o problema, e não sua campanha, o partido democrata terá um futuro sombrio a enfrentar. Isso porque o candidato é a única coisa que não se pode mudar em uma campanha eleitoral. E apesar dos problemas, Hillary a candidata favorita do partido para disputar as eleições do ano que vem.

Fontes:
The Washington Post-Maybe Hillary Clinton just isn’t a very good candidate

1 Opinião

  1. Fabiano Franco disse:

    Engracado como em nenhum momento o artigo menciona o candidato democrata front-runner Bernie Sanders. E a grande midia contra o Bernie. E esta na hora ja de o Opiniao&Noticia mostrar sua imparcialidade e independencia e publicar um artigo sobre o Bernie.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *