Início » Vida » Comportamento » Sete estados americanos legalizam a maconha
LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

Sete estados americanos legalizam a maconha

Califórnia, Massachusetts e Nevada aprovam uso recreativo da droga, enquanto Flórida, Dakota do Norte, Montana e Arkansas liberam uso medicinal

Sete estados americanos legalizam a maconha
Com os resultados, mais da metade dos estados americanos passa a ter leis favoráveis à maconha (Foto: Thinkstock)

Eleitores de sete estados americanos aprovaram em referendo na última terça-feira, 8, a legalização da maconha. Califórnia, Massachusetts e Nevada autorizaram o uso recreativo da droga, enquanto Flórida, Dakota do Norte, Montana e Arkansas liberaram o seu uso medicinal.

Ao todo, nove estados americanos votaram novas leis relacionadas ao uso da droga, que no âmbito federal é considerada ilegal. A droga foi autorizada por 55% da população da Califórnia, que já havia liberado anteriormente o uso medicinal. Em Massachusetts, 53,5% foi favorável à legalização e em Nevada foi apoiada por 54%.

No estado do Maine ainda não saiu o resultado final, mas a apuração aponta que a aprovação do uso recreativo tem 50,5% dos votos. No Arizona, a medida foi rejeitada por 52% da população.

Já em relação ao uso da maconha para fins médicos, os índices de aprovação giraram entre 56% (Montana) e 71% (Flórida). Com os resultados de terça-feira, mais da metade dos estados americanos passa a ter leis favoráveis à maconha. Até então, a droga era liberada nos estados do Alaska, Colorado, Oregon, Washington e em Washington D.C., capital do país.

Para o diretor executivo da Drug Policy Alliance, Ethan Nadelmann, a liberação em estados como a Califórnia representam um grande passo para o fim da proibição em todo o país. “Isto representa uma vitória enorme para o movimento da reforma da maconha”, disse em comunicado o diretor da instituição sem fins lucrativos em defesa do fim da “guerra às drogas”.

Fontes:
Folha de S. Paulo-Legalização da maconha é aprovada em sete Estados americanos
G1-Califórnia, Massachusetts e Nevada legalizam uso recreativo da maconha
O Globo-Em referendos, estados americanos aprovam maconha e pena de morte

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *