Início » Internacional » ‘Sim’ ganha vantagem em referendo grego sobre medidas de austeridade
Grécia

‘Sim’ ganha vantagem em referendo grego sobre medidas de austeridade

Pela 1ª vez, o ‘sim’ lidera as pesquisas sobre o referendo que decidirá se a Grécia aceita ou não as condições dos credores para um novo resgate financeiro

‘Sim’ ganha vantagem em referendo grego sobre medidas de austeridade
Há dois dias do referendo, ambos os lados estão intensificando os apelos à população (Foto: Flickr)

Pesquisas de opinião feitas pelo Instituto Alco, órgão grego de pesquisas, mostram que o “sim” assumiu pela primeira vez a liderança no referendo do próximo domingo, 5, que decidirá se a Grécia aceita ou não as condições de austeridade dos credores europeus para um novo resgate financeiro.

Leia mais: Os gregos vão votar em quê?
Leia mais: O que esperar se a Grécia sair do euro

Segundo o levantamento, o “sim” tem 44,8% das intenções de voto, enquanto o “não” tem 43,4%. Já os que ainda não têm opinião formada sobre o tema somaram 11,8%. O resultado configura empate técnico, pois a margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos. Porém, ainda faltam dois dias para o referendo e ambos os lados estão intensificando os apelos à população.

A pesquisa entrevistou 1 mil pessoas com mais de 18 anos, entre os dias 30 e 1º de julho. O levantamento mostrou ainda que 74% dos entrevistados desejam ficar na zona do euro, contra 15% que defendem a saída do bloco e 11% de indecisos.

O governo do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, apoia o voto de “não” às atuais condições exigidas pelos credores para um novo pacote de ajuda financeira ao país. A vitória do “sim” pode levar à renúncia de Tsipras. O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, já anunciou que vai deixar o cargo, em caso de derrota do “não”.

Nesta sexta-feira, 3, em uma entrevista coletiva em Luxemburgo, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, alertou que a vitória do “não” no referendo deixaria a Grécia em uma posição “consideravelmente frágil” nas negociações para um novo resgate.

Fontes:
Zero Hora-'Sim' lidera as pesquisas sobre o referendo grego
O Globo-Pesquisas mostram empate técnico no referendo grego sobre as medidas de austeridade

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *