Início » Vida » Comportamento » Sírios inundam internet com mensagens de amor para Angela Merkel
Refugiados na Alemanha

Sírios inundam internet com mensagens de amor para Angela Merkel

Mensagens são de agradecimento ao decreto que impede que sírios em busca de asilo na Alemanha sejam devolvidos ao país por onde entraram na União Europeia

Um fenômeno curioso tomou a internet na última terça-feira, 25. Sírios inundaram as redes sociais com mensagens de amor para chanceler alemã, Angela Merkel.

As mensagens são uma resposta ao decreto anunciado na página do Twitter do Escritório Federal da Alemanha para Migração e Refugiados, que declarou que os cidadãos sírios na Alemanha não estão mais sujeitos ao Regulamento de Dublin.

Leia mais: Angela Merkel promete tolerância zero contra xenofobia

Isso significa que a Alemanha não vai mais enviar refugiados sírios em busca de asilo de volta ao país por onde entraram na União Europeia, geralmente Itália ou Grécia. No ano passado, a Alemanha devolveu 131 cidadãos sírios.

Agora, com a medida, o governo de Angela Merkel facilitou a concessão de asilo a refugiados que fogem da guerra na Síria, que dura desde 2011. Com cerca de 240 mil mortos e 60 milhões de deslocados, a guerra síria é o maior desafio desde a Segunda Guerra Mundial.

A Alemanha é o país da União Europeia que mais recebe refugiados. Este ano, o país espera receber 800 mil pedidos de asilo, embora nem todos sejam de sírios.

A medida agradou sírios, mas irritou ainda mais a extrema-direita alemã, que vem acusando a chanceler de traição. Na última quarta-feira, 26, Angela foi alvo de protestos enquanto visitava um abrigo para refugiados recém-inaugurado na cidade de Heidenau, leste da Alemanha.

Organizado nas redes sociais, o protesto contou com cerca de 150 ativistas da extrema-direita alemã. O protesto também contou com o apoio de motoristas simpáticos ao movimento, que atenderam ao pedido dos organizadores e fizeram um “buzinaço” em frente ao abrigo. Angela classificou o protesto como “repulsivo” e prometeu tolerância zero contra a xenofobia na Alemanha.

merle2

merle3

Fontes:
BBC-Sírios inundam redes com mensagens de amor para Merkel

2 Opiniões

  1. André Luiz D. Queiroz disse:

    Também tenho simpatia e admiração por Merkel, que demonstra ser uma verdadeira Estadista, muito bem preparada para todas as responsabilidades de seu cargo (‘GOOOL da Alemanha…!” ;)). Não sabemos o quanto da decisão de Angela Merkel foi de caráter pessoal (influenciada até pelo recente episódio de seu encontro com a jovem libanesa no programa de televisão, a quem Merkel teve que dizer com franqueza que a menina e sua família não conseguirão visto permanente, pois eles não têm status de refugiados de um país em guerra, o que levou a menina às lágrimas…), o quanto foi por um interesse político cuidadosamente mensurado. Ela mexe em vespeiro, pois está desagradando a extrema-direita, sempre ruidosa. Tomara ela seja muito bem sucedida nesta linha de atuação política, com pleno apoio da maioria do povo alemão!

  2. olbe disse:

    Quem diria? É uma nova Alemanha, sem preconceito e abrigando os que precisam. Angela Merck merece sim todas as honras.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *