Início » Internacional » Slogans que beiram a comédia marcam o 70º aniversário da Coreia do Norte
celebração de independência

Slogans que beiram a comédia marcam o 70º aniversário da Coreia do Norte

Governo norte-coreano divulga slogans que celebram o exército e até o cultivo de cogumelos para marcar aniversário de independência do país e da criação do Partido dos Trabalhadores da Coreia

Slogans que beiram a comédia marcam o 70º aniversário da Coreia do Norte
Alguns slogans contêm o desenho do líder norte-coreano Kim Jon-un (Reprodução/Folhapress)

A Coreia do Norte divulgou cerca de 300 slogans para celebrar o 70º aniversário de independência do país e da criação do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC).

As mensagens são as mais variadas e celebram diferentes setores. “Façamos do nosso país um país de champignons”, diz um slogan. “Transformemos o país em uma terra encantada socialista por meio da união entre o exército e o povo”, diz outro.

Alguns slogans contêm o desenho do líder norte-coreano Kim Jon-un. Outros ameaçam os EUA e a Coreia do Sul e prometem “aniquilar até o último homem”, em caso de uma invasão ao país.

Slogans inusitados não são uma novidade na Coreia do Norte. O PTC, único partido permitido no país, costuma usá-los como propaganda estatal. “Estávamos continuamente enterrados sob uma avalanche de slogans. Precisávamos memorizar muitos para demonstrar lealdade ao regime, mas aos poucos eles foram perdendo o sentido”, diz Lee Min Bok, norte-coreano que vive exilado na Coreia do Sul.

Mas a estratégia nem sempre funciona, e às vezes tem o efeito contrário. Em 1998, o slogan “O caminho pode ser perigoso, mas nós vamos percorrê-lo rindo”, virou uma piada e foi transformado em “Deixem que riam se quiserem, mas porque nos obrigam a ir junto?”.

15043710

Fontes:
Folha-Novos slogans norte-coreanos vão de cogumelos a uniformes

1 Opinião

  1. André Luiz D. Queiroz disse:

    É, como diria o Anselmo Gois: “deve ser horrível viver num país onde o governo quer negar a realidade se valendo de slogans ridículos”… você sabe!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *