Início » Internacional » Snowden deixa aeroporto de Moscou
Após obter asilo

Snowden deixa aeroporto de Moscou

Advogado disse que ex-técnico da CIA foi para um 'local seguro' em território russo

Snowden deixa aeroporto de Moscou
Snowden é acusado pelos EUA de espionagem (Fonte: Reprodução/AFP)

A agência russa Interfax informou que o ex-técnico da CIA Edward Snowden recebeu asilo temporário na Rússia e deixou a área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou.

De acordo com o advogado russo que auxilia o norte-americano, Snowden foi para um “local seguro” em território russo. Esse local não será revelado publicamente.

“Eu acabei de entregar a ele os documentos do serviço federal de migração da Rússia”, disse Anatoly Kucherena. O advogado ressaltou ainda que os documentos têm validade de um ano.

Edward Snowden é acusado pelos EUA de espionagem após revelar detalhes sobre programas de vigilância secreta do país. Sua extradição foi pedida pelo governo americano.

Snowden estava na área de trânsito do aeroporto de Moscou desde o dia 23 de junho. A princípio o ex-técnico da CIA havia pedido asilo temporário à Rússia para depois viajar para um país latino-americano, mas não se sabe agora quais serão os próximos passos do americano.

A concessão do refúgio deve complicar as relações já conturbadas entre Rússia e Estados Unidos. Um porta-voz da Casa Branca disse nesta quinta-feira, 1º, que o governo americano está reavaliando se mantém um encontro entre os presidentes Vladimir Putin e Barack Obama marcado para setembro, após a cúpula do G-20 em São Petersburgo.

 

 

 

Fontes:
G1 - Snowden obtém asilo temporário da Rússia e deixa aeroporto de Moscou

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *